Lula pretende viajar para os EUA e se reunir com Biden antes da posse

Lorena Correia Por Lorena Correia
3 min de leitura

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito do Brasil, confirmou nesta sexta-feira (02), que planeja viajar para os Estados Unidos antes de sua posse, que está marcada para o 1º de janeiro, para se encontrar com o presidente norte-americano, Joe Biden.

A informação veio por meio de uma entrevista que Lula concedeu a jornalistas em Brasília, em que mencionou, também, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. “Temos muita coisa para conversar porque os EUA padecem de uma necessidade democrática tanto quanto o Brasil. O estrago que o Trump fez na democracia americana é o mesmo estrago que o Bolsonaro fez no Brasil”, disse Lula.

E acrescentou que eles conversarão sobre “política, relação Brasil-EUA, papel do Brasil na nova geopolítica mundial, da guerra na Ucrânia – que não há necessidade de ter guerra -, além dos assuntos que ele quiser conversar comigo”, destacou.


Lula após reunião em Brasilia nesta sexta-feira (02). (Foto: Reprodução/CNN)


Na próxima segunda-feira (05), Lula terá um encontro em Brasília com dois representantes de Biden: o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, e o assessor para América Latina, Juan Gonzalez. Conforme o presidente eleito explicou, o encontro será feito com o objetivo de definir a data de sua viagem aos EUA, já que Lula não pode viajar antes da sua diplomação como presidente feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que acontecerá em 12 de dezembro.

Joe Biden foi um dos primeiros chefes de Estado a parabenizar Lula pela sua vitória, ainda na noite do domingo da eleição. No dia seguinte eles conversaram por telefone. Segundo uma fonte ouvida pela Reuters, na posse de Lula, o governo norte-americano deverá ser representado pelo secretário de Estado, Antony Blinken.

Após o resultado das urnas, Lula havia anunciado que pretendia viajar antes da posse para Argentina, China e algum país europeu, além dos Estados Unidos. No entanto, o tempo de sua agenda ficou limitado devido à necessidade de participar pessoalmente da negociação da PEC do Estouro e da COP27, cúpula do clima da ONU no Egito.

Foto Destaque: Lula após a entrevista com os jornalistas em Brasília. Foto: Reprodução/Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile