Prazo para atualizar o cadastro do CadÚnico é prorrogado

Rayssa Tarouco Por Rayssa Tarouco
3 min de leitura

O governo federal, divulgou nesta quinta-feira (13/10) um prazo maior para atualizar o Cadastro Único (CadÚnico). Agora a população têm mais 30 dias para realizar a atualização junto a um dos pontos de atendimento do governo dispostos pelos municípios de todo o país, a notícia foi anúnciada pelo Ministério da Cidadania.

O prazo inicial era até esta sexta-feira (14/10), e ainda na segunda-feira (10/10) cerca de 263 mil pessoas ainda precisavam fazer a atualização do cadastro. Visando a segurança da população e evitar filas e tumultos, este prazo maior foi concedido.

O Cadastro Único permite que o cidadão possa receber o Auxílio Brasil e o Auxílio Gás, por exemplo. A falta da atualização cadastral pode suspender o recebimento do pagamento de 600 reais e 100% do valor do butijão de gás de cozinha para os brasileiros.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o processo está sendo realizado desde fevereiro e engloba cerca de 8 milhões de famílias. A atualização é feita a cada dois anos ou quando há um dado novo para ser atualizado, isso é importante para que nenhum cidadão brasileiro fique sem receber os principais auxílios oferecidos pelo governo federal.

A atualização cadastral havia gerado tumultos e confusões ao longo da última quinta-feira, juntamente com o fim do prazo e o medo de ficar sem receber o benefício federal, muitas pessoas procuraram atualizar os dados, e com isso, as filas e confusões tornaram-se um problema. Levando estes acontecimento em consideração, o prazo foi prorrogado por mais 30 dias. 


Imagem das filas que se formaram para a atualização do Cadastro Único (Foto: Reprodução/ Twitter)


Para realizar a atualização dos dados cadastrais basta reunir os documentos necessários, no caso do responsável da família é necessário ter o CPF ou apresentar o título de eleitor, para cadastrar o restante da família basta levar juntamente um documento de cada um que contenha o número de CPF, como certidão de nascimento, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor, e comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto de atendimento do Cadastro Único em seu município. 

Foto Destaque: Imagem de um celular com o aplicativo do Cadastro Único. Reprodução/ Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile