A Defesa Civil emitiu neste domingo (27) alerta máximo para Santa Catarina, com riscos de deslizamentos. A volumosa chuva que persiste no Estado coloca em atenção o Vale do Itajaí, Serra e Grande Florianópolis. A região de São Bento do Sul está em alerta e decretou situação de emergência por causa dos estragos. A rede de distribuição de água foi afetada, dificultando o abastecimento durante a madrugada em certos bairros. Também ocorreu deslizamento de terra e queda de muro.
O alerta é valido até as 23h59 desta terça-feira (29). A instabilidade do tempo foi causada pela intensificação da circulação marítima pela presença de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera, segundo a Defesa Civil. É esperado que os maiores acumulou de chuva sejam entre a Grande Florianópolis, Vale e Litoral Norte. Logo, existem chances de deslizamentos, alagamentos e enxurradas nessas regiões.
Santa Catarina está em alerta máximo de acordo com a Defesa Civil (Foto: Reprodução/Defesa Civil)
Ao tentar atravessar uma ponte, um casal ficou ilhado na Serra, na madrugada deste domingo. Com sinal de hipotermia, o homem e a mulher foram resgatados e levados ao hospital de Urubici.
Nos casos de alagamentos e deslizamentos, a Defesa Civil estadual tem orientações de cuidados a serem tomados. Em alagamentos, é preciso não dirigir em áreas alagadas; evitar pontilhões, pontes submersas e contato com as águas; redobrar a atenção com crianças. Em deslizamentos, é necessário se manter atento a inclinação de postes e árvores, a movimento de terra ou encostas próximos à sua residência e ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Foto destaque: Desabamento ocorrido em maio deste ano em Orleans, no Sul catarinense (Foto: Reprodução/G1)