SPTrans lança campanha para conscientização sobre o uso de bancos em ônibus

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
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A São Paulo Transportes, SPTrans, lançou neste domingo, 16, uma campanha contra o “manspreading”, termo em inglês para se referir ao hábitos de alguns passageiros, em maioria homens, de se “espalhar” no banco, atrapalhando e tomando o espaço pessoal de quem senta ao lado.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”> Um novo Jornal do Ônibus começou a circular hoje nos coletivos da cidade com um recado super importante: respeite o espaço dos outros.<br><br>Não seja aquela pessoa que fica com as pernas muito abertas, incomodando quem viaja ao seu lado. <a href=”https://twitter.com/hashtag/manspreading?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#manspreading</a> <a href=”https://t.co/VHbRpp76dE”>pic.twitter.com/VHbRpp76dE</a></p>&mdash; SPTrans (@sptrans) <a href=”https://twitter.com/sptrans/status/1647585633722855424?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 16, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Anúncio da campanha no Twitter da SPTrans. (Reprodução/Twitter)


Em média, um banco duplo tem 86 centímetros de largura, enquanto um banco único tem 45 centímetros. Mesmo que seja considerado pequeno por alguns passageiros, o tamanho dos bancos não é justificativa para a invasão do espaço alheio.

A prática é conhecida no mundo todo, e diversos países têm avisos em ônibus, trens e metrôs, alertando os passageiros para “fecharem as pernas”. Nas estações de metrô de Nova Iorque, EUA, há placas com os dizeres “cara…para de se espalhar, por favor.”. No metrô de Madrid, desde 2017 já existe um alerta contra a prática.

Já na capital paulista, a tática usada pela SPTrans é a de espalhar cartazes em ônibus. A empresa afirmou que a campanha irá seguir por duas semanas e também será mostrada nas redes sociais.


Placa nas estações de Nova Iorque. (Reprodução/G1)


Algumas passageiras cederam entrevista para o SP1 na edição de segunda, 17. A doméstica Maria do Carmo disse que “O que a gente mais encontra é esse tipo de coisa. As pessoas às vezes dormem, são bem espaçosas. Às vezes, não é porque quer, é o cansaço. Mas tem gente que abusa. É muito chato.”

Nos comentários do tweet feito pela SPTrans, diversas pessoas contam seus relatos, elogiam a ação e marcam outras empresas de transporte, pedindo o mesmo cuidado. Outros aproveitam a oportunidade para pedir outras campanhas de conscientização, como o uso do celular por motoristas, ou a reprodução de sons sem fone. Uma usuária elogiou a campanha:Gostei da iniciativa @sptrans . Já mudei de lugar no ônibus por causa disso. Façam essa campanha mais vezes no ano, já que muita gente esquece de ter bons modos no transporte público.”. Outra aproveitou para marcar a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo: “@emtu_oficial vamos aderir também, e outra coisa utilizar fones de ouvido também, muita gente assistindo vídeo sem fone, ninguém é obrigado a escutar.”

 

Foto destaque: “Manspreading”: o hábito de homens de se espalhar nos bancos. Reprodução/Inside Hook.

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