Ucrânia está em estado de emergência após ataque russo

3 min de leitura

O conflito declarado entre russos e ucranianos ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (6), segundo o site americano NBC News, a Rússia foi responsável por destruir a barragem de Nova Kakhovka, no sul da Ucrânia. Embora um grupo especial da Inteligência Norte Americana aponte que essa destruição seja de responsabilidade russa, por sua vez, o Kremlin acusa a Ucrânia de ser a responsável pela destruição, alegando que a área atingida seja de controle russo.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>The Nova Kakhovka Dam has been destroyed in Southern Ukraine. <br><br>(Coords: 46°46&#39;42.5&quot;N 33°22&#39;11.8&quot;E) <a href=”https://t.co/RE7MMeWHKq”>pic.twitter.com/RE7MMeWHKq</a></p>&mdash; Global: Military-Info (@Global_Mil_Info) <a href=”https://twitter.com/Global_Mil_Info/status/1665906233335742464?ref_src=twsrc%5Etfw”>June 6, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


O que se sabe até o momento é que aproximadamente 16.000 pessoas foram obrigadas a abandonarem os seus lares devido à ruptura da barragem. A destruição na barragem de Kakhovka provocou estado de alerta para toda região, pois a barragem fornece água potável para todas as cidades do entorno, e também é responsável por refrigerar seis reatores da usina nuclear de Zaporizhzhia. Existe uma preocupação em relação à possibilidade de a região deixar de fornecer água para outras áreas por tempo indeterminado. 

No dia 4 de junho, a região fronteiriça entre Rússia e Ucrânia, Belgorod viveu momentos de terror, sete pessoas morreram após bombardeios.

A falta de água na região de resfriamento da usina nuclear representa uma ameaça significativa para as áreas circundantes. Caso os reatores sejam ativados sem a devida refrigeração, há um risco iminente de superaquecimento e derretimento dos mesmos, o que acarretaria em danos graves ao entorno das cidades. Dado tudo isso, a consequência é que se espalhe radiação pela Ucrânia e pelo continente. A Ucrânia enviou cerca de US$ 60 milhões para que seja resolvida essa questão. A Agência Internacional de Energia Atômica disse que não há risco imediato de radiação enquanto os reatores continuarem desligados. Os reatores foram desligados no ano passado devido ao conflito.

Um zoológico ucraniano chamado Kazkova Dibrova Zoo, foi completamente inundado e mais de 300 animais morreram afogados. Entre eles estão: macacos, burros, guaxinins, cavalos e outras espécies.

 

 

Foto Destaque: Imagem da barragem de Nova Kakhovka sendo destruída. Reddit/Reprodução

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile