O velório de Aracy Balabanian será realizado nesta terça-feira (08) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, segundo o que foi divulgado por familiares. O funeral ocorrerá no Salão Assyrio, sendo aberto para o público das 10h até 13h. Em seguida, a atriz será cremada em cerimônia apenas para a família e amigos, no Cemitério do Caju. Aracy morreu nesta segunda-feira (07) e estava internada na Clínica São Vicente, localizada na Gávea na zona sul do Rio de Janeiro, por um câncer no pulmão que foi diagnosticado no final do ano passado.
Carreira como atriz
Originária de Campo Grande no Mato Grosso do Sul e filha de Armênios, a artista foi uma das grandes atrizes da televisão e teatro brasileiros, em uma carreira que completaria 60 anos no próximo ano e conta com 50 trabalhos na TV e mais de 25 no teatro. Estreou como atriz na RecordTV em 1964, mas foi na TV Tupi que ganhou destaque, com novelas como “Nino”, “Antônio Mara” e “o Italianinho”.
Com poucas participações no cinema, sua carreira foi focada em novelas e peças, e teve como papel de maior destaque Cassandra em “Sai de Baixo”, sitcom brasileira em teleteatro da Rede Globo que conta com uma legião de fãs e é lembrada até hoje como uma das melhores séries de comédia do país. A atriz revelou que quase deixou o programa, por não saber segurar a risada no palco, mas que foi incentivada a rir.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O Brasil acordou hoje sem Aracy Balabanian, que fez parte dos palcos e da TV brasileira por mais de 50 anos. Da estreia nos palcos pelas mãos de Augusto Boal, passando por espetáculos do antigo Teatro Brasileiro de Comédia, ainda nos anos 60, Aracy estrelou programas como Vila…</p>— Lula (@LulaOficial) <a href=”https://twitter.com/LulaOficial/status/1688587917801799692?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 7, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Lula lamentando a morte de Aracy. (Twitter: @LulaOficial)
Celebridades prestam homenagens
A perda de Aracy foi lamentada por diversos artistas do ramo, como Miguel Falabella, seu companheiro de elenco em “Sai de Baixo”, que escreveu: “Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu”. O presidente Lula também prestou condolências nas redes sociais, que afirmou que “seus milhões de fãs no Brasil que sentirão muita falta dessa grande dama das nossas artes dramáticas”, disse ele no twitter.
Entre outras celebridades que se manifestaram estão Patrícia Poeta, que noticiou emocionada a morte de Aracy no programa “Encontro”. Canais do Grupo Globo também terão programação especial com episódios icônicos de Aracy de diversos programas feitos durante sua carreira.
Foto destaque: Fotografia de Aracy Balabian. Reprodução/Zé Paulo/Veja