Diogo Jota morre em acidente na Espanha
O atacante Diogo Jota, de 28 anos, que defendia o Liverpool e a seleção portuguesa, morreu na madrugada desta quinta-feira (3) em um grave acidente de carro na província de Zamora, no noroeste da Espanha. Ele estava acompanhado do irmão, André Silva, de 26 anos, que também não resistiu aos ferimentos. André era jogador do […]
O atacante Diogo Jota, de 28 anos, que defendia o Liverpool e a seleção portuguesa, morreu na madrugada desta quinta-feira (3) em um grave acidente de carro na província de Zamora, no noroeste da Espanha. Ele estava acompanhado do irmão, André Silva, de 26 anos, que também não resistiu aos ferimentos. André era jogador do Penafiel, clube da segunda divisão portuguesa. A notícia abalou o mundo do futebol e provocou comoção.
Trágico acidente
De acordo com informações da imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 00h30 desta quinta (por volta das 19h30 no horário de Brasília) no quilômetro 65 da rodovia A-52. De acordo com as autoridades, o pneu do carro que os irmãos estavam estourou, e saiu da rodovia, pegando fogo na sequência.
Homenagens a Diogo Jota em Anfield (Foto: reprodução/Jess Hornby/Getty Images Embed)
Testemunhas alertaram o Centro de Emergências de Castela e Leão acionou imediatamente o resgate, mobilizando a Guarda Civil de Trânsito, equipes dos bombeiros, uma unidade médica de emergência e profissionais do centro de saúde mais próximo.
Apesar da chegada rápida do socorro, os dois irmãos já estavam sem vida dentro do veículo, que foi completamente consumido pelas chamas.
Carreira de Jota
Diogo Jota nasceu em Portugal, no ano de 1996. Iniciou sua carreira no Paços de Ferreira, modesto clube português. Após se destacar, foi contratado pelo Atlético de Madrid em 2016, mas não atuou pelo clube espanhol. Retornou à Portugal, para um empréstimo com o Porto, onde teve uma passagem discreta.
Ao retornar, foi emprestado novamente, desta vez para o Wolverhampton, da Inglaterra. Nós Wolves, Jota rapidamente se tornou um dos grandes nomes da equipe, que jogava a segunda divisão na época. Sob o comando do também português Nuno Espírito Santo, o atacante marcou 17 gols na temporada 2017-18, sendo peça chave para a campanha que levou o Wolverhampton de volta à Premier League.
Com destaque no futebol inglês, Jota logo chamou atenção de diversos clubes da elite. Em 2020, foi contratado pelo Liverpool. Visto como uma peça estratégica para Jürgen Klopp, técnico do Liverpool na época, aos 23 anos, custou 45 milhões de libras aos cofres dos Reds. Pelo Liverpool foram 182 partidas disputadas, com 65 gols marcados e 26 assistências, além de três títulos conquistados: Copa da Inglaterra (2021–22), Copa da Liga Inglesa (2021–22) e Premier League (2024–25).
Jota comemora título da Copa da Inglaterra (Foto: reprodução/ Marc Atkins/Getty Images Embed)
Desde 2019 na seleção principal de Portugal, Diogo Jota disputou 47 partidas e marcou 14 gols. Fez parte dos elencos campeões da Liga das Nações da UEFA em duas ocasiões: na edição inaugural, em 2019, e na mais recente, conquistada no mês passado.
A notícia da morte de Jota chega poucos dias após seu casamento com Rute Cardoso, com quem mantinha um relacionamento de longa data. Jota deixa 3 filhos, Denis (nascido em 2021), Duarte (nascido em 2023) e uma menina recém-nascida, cujo nome ainda não foi divulgado. Sua morte precoce representa uma perda sentida por fãs de futebol ao redor de todo o mundo.
