Sábado (17) amanheceu triste com o falecimento do maior ícone da televisão Brasileira, Silvio Santos, e famosos lamentam sua perda nas redes sociais. O apresentador fundou o SBT, e esteve à frente do canal ao longo de décadas, apresentando muitos programas, e marcando a cultura em nosso país.
Silvio estava internado
Celso Portiolli lamenta o falecimento de Silvio Santos (Foto: reprodução/Instagram/@celsoportiolli)
Silvio foi internado em julho com H1N1, no dia 20 do mesmo mês ele recebeu alta. Contudo, voltou ao hospital no início de agosto. A informação sobre seu falecimento foi confirmada pelo SBT nas redes sociais. Silvio se encontrava internado em um hospital particular na capital de São Paulo desde o início do mês.
Trajetória
Fatima Bernades lamenta o falecimento de Silvio Santos (Foto: reprodução/Instagram/@fatimabernades)
Seu nome verdadeiro, era Senor Abravanel, conhecido no mundo comunicativo também como “Homem do Baú”. Nascido em 12 de dezembro de 1930, iniciou sua carreira como camelô, aos 14 anos ao lado de seu irmão.
Silvio começou a chamar a atenção com sua voz, enquanto trabalhava como vendedor ambulante, nas ruas do Rio de Janeiro. Foi então que o convidaram a realizar um teste para locução na Rádio Guanabara, sendo aprovado em primeiro lugar, na frente de nomes conhecidos na comunicação, como por exemplo Chico Anysio.
Antes do SBT, Silvio chegou à televisão na TV Paulista, em 1960, com seu primeiro programa o “Vamos Brincar de Forca?”. Mas foi em 1962 que a TV Paulista estreou o “Programa Silvio Santos”. Quando Roberto Marinho comprou a emissora em 1965, a atração passou a ser transmitida pela TV Globo, somente para a cidade de São Paulo, e posteriormente passou a transmitir no Rio de Janeiro.
Em 19 de agosto de 1981, Silvio funda o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), após ganhar uma concessão de canais de televisão que pertenciam ao governo federal. Desde então se tornou umas mais principais redes de TV do Brasil. Silvio criou muitos conceitos na televisão, popularizando formatos como “Topa Tudo por Dinheiro”, “Show do Milhão”, e diversos programas. Silvio adaptou também o conceito das “câmeras escondidas”, que já havia em outros países, mas no Brasil se tornou extremamente popular quando Silvio as trouxe para seu programa.