Nesta quarta-feira (07), a partir das 10h do horário de Brasília, o Ministério da Gestão e o governo divulgarão o cartão de confirmação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como “Enem dos concursos”.
Pelo cartão, os candidatos poderão verificar o local em que irão realizar a prova, marcada para o dia 18 de agosto. O concurso, anteriormente, estava previsto para acontecer no dia 5 de maio, mas as fortes chuvas e inundações que atingiram o Rio Grande do Sul no início do ano fizeram com que o governo adiasse o exame.
Como acessar o documento
Para conseguir o acesso ao cartão, os candidatos devem fazer login no site: cpnu.cesgranrio.org.br/login utilizando a conta gov.br. Esse site, se trata do mesmo no qual as inscrições foram realizadas e, após entrar com sua conta, o inscrito deve apertar em “Área do Candidato”.
Depois, o candidato seleciona a opção “Local de Prova” e o cartão de confirmação irá aparecer. É importante que o inscrito realize a impressão do documento e o leve no dia da prova, apesar de não ser obrigatório, o Ministério recomenda essa ação para evitar erros.
Além do local de prova, o cartão também apresenta os horários em que o concurso irá ocorrer, o número da inscrição do candidato e informações sobre o tratamento pelo nome social ou se a pessoa receberá atendimento especializado durante a realização do exame.
Ao todo, 2,14 milhões de pessoas se inscreveram para o “Enem dos Concursos” ,sendo distribuídas por 228 cidades definidas como locais de provas. O governo declarou que fez a seleção segundo o CEP informado pelo candidato na hora da inscrição e que a pessoa deve verificar se todas as informações do cartão estão corretas.
O prazo para mudar a cidade de realização da prova acabou em 9 de fevereiro, mas o Ministério da Gestão informou que se o documento apresentar algum erro ou o local de prova é muito distante, o inscrito deve entrar em contato com a Fundação Cesgranrio pelo telefone: 0800 701 2028 e pedir a alteração.
Prova e cronograma do concurso
O CPNU irá ofertar 6.640 vagas para 21 órgãos do governo federal e as provas serão realizadas em dois turnos. Pela manhã, será aplicada uma prova de conhecimentos gerais, uma redação ou pergunta dissertativa. Já pela tarde, o exame terá perguntas de conhecimentos específicos.
O candidato deve levar uma caneta preta transparente e um documento de identificação original e o inscrito só poderá sair do local de prova duas horas depois do início do exame em ambos os turnos.
Publicação do Ministério sobre o cartão de confirmação (Foto: reprodução/Instagram/@gestaogovbr)
Os inscritos também receberão duas folhas de anotações para poderem rascunhar suas respostas, uma para a manhã e outra para a tarde. Caso, alguém queira levar este rascunho para casa, ele deve esperar até os 30 minutos finais do exame.
O exame será aplicado no dia 18 de agosto, no mesmo dia após as 20h, será divulgado o caderno de provas. O gabarito preliminar vai ser publicado em 20 de agosto, e a imagem do cartão resposta será disponibilizada em 8 de setembro.
O Ministério também informou que no dia 8 de outubro serão divulgadas as notas finais das provas objetivas e uma nota preliminar da redação. A divulgação final acontecerá em 21 de outubro e os candidatos começarão a ser chamados para posse ou cursos de formação somente em 2025.