Jair Bolsonaro passa por endoscopia, afirma boletim médico
Procedimento tem o intuito de observar o sistema digestivo e avaliar o refluxo gastroesofágico; Bolsonaro teve crise intensa de soluços
Faltando apenas algumas horas para 2025 acabar, o ex-presidente Jair Bolsonaro irá se submeter a uma endoscopia para ver como está o seu intestino ainda nesta quarta-feira (31). Ele se encontra internado no hospital, visando a sua avaliação, para definir o que se pode fazer agora, após ter feito uma nova cirurgia para conter o seu quadro de soluços nesta terça-feira (30). A equipe que está a cargo de cuidar dele informou sobre haver cuidados médicos pós-operatórios relacionados à herniorrafia inguinal bilateral que foi realizada neste último sábado (27).
Entenda a situação do ex-presidente
Nesta terça-feira (30), o governante anterior a Lula havia deixado o centro cirúrgico após ter feito um novo procedimento para resolver a questão do quadro envolvendo problemas com soluços. Bolsonaro tem feito vários procedimentos cirúrgicos nos últimos dias. No momento, está cumprindo algumas necessidades de seu tratamento, seguindo em fisioterapia respiratória e terapia de CPAP noturno e algumas medidas de prevenção para a trombose. A ex-primeira dama, Michele Bolsonaro, confirmou que ele estará fazendo alguns procedimentos e disse que estão passando por situações difíceis atualmente.
Nestes últimos dias, estando internado no DF Star, localizado em Brasília, Bolsonaro passou por procedimentos para resolver esses problemas. Há uma possibilidade de alta nesta quinta-feira (1), podendo voltar para o local onde cumpre pena. O médico Claudio Birolini que faz o acompanhamento direcionado da saúde do ex-presidente, explicou ainda a respeito do porquê precisa mantê-lo até depois do réveillon.
Michelle Bolsonaro no dia 23 de novembro de 2025 (Foto: reprodução/Evaristo SA/Getty Images Embed)
Jair Bolsonaro: trajetória
Além de ter sido presidente do Brasil no período entre 2018-2022, ele também foi deputado durante muitos anos em sua carreira política. Também esteve no exército durante um período de sua vida, se envolvendo em várias polêmicas ao longo da carreira. Enquanto era presidente, teve que lidar com a pandemia entre 2020 a 2021, no meio de seu governo e com responsabilidade em administrar o país.
Ele esteve com o partido PSL quando foi eleito, mas acabou saindo e indo para o PL, assim tentando novamente a reeleição para um novo mandato 4 anos depois. No entanto, ao tentar continuar seu trabalho, acabou perdendo as eleições para Lula da Silva. No dia 22 de novembro, Jair Bolsonaro teve sua prisão domiciliar convertida para preventiva ao ser acusado de romper sua tornozeleira eletrônica.
