No fim da manhã desta segunda-feira (5), acompanhamos à final do solo feminino, aparelho da ginástica artística. A disputa marcaria mais um embate entre Rebeca Andrade (Brasil) e Simone Biles (EUA), dupla que vem se enfrentando nas Olimpíadas de Paris 2024. Apesar da competição, Simone e Rebeca são bem amigáveis, torcendo uma pela outra e conversando nos bastidores. A brasileira levou a melhor e conquistou sua primeira medalha de ouro nesta edição dos jogos. Rebeca Andrade pontuou 14.166, enquanto Simone, que ficou com a prata, fez 14.133, apenas 30 centésimos de diferença. O bronze também foi para os EUA, Jordan Chiles marcou 13.766.
Na cerimônia do pódio, ao subir para receber a medalha mais desejada, Rebeca Andrade foi reverenciada pelas duas americanas. Mas a atitude, pelo visto, não agradou todo mundo. O astro da NFL (liga de futebol americano), Marlon Humphrey, foi a público repudiar a atitude de Simone e Jordan, chamando o gesto de “literalmente nojento”.
Sem mais explicações sobre o comentário que fez na rede X, Marlon foi duramente criticado.
Pódio inédito
Além da consagração de Rebeca Andrade, o pódio inteiro foi formado por mulheres negras, e é a primeira vez que isso acontece na ginástica artística. Sem dúvidas, um feito importante que atinge milhares de mulheres pretas que sonham também estar nesse lugar. O gesto de reverência é sinal de respeito e admiração, e foi aclamado nas redes socias. Em entrevista, Simone Biles disse que a ideia veio de sua companheira de equipe e que ela aceitou a proposta de prontidão. A Jordan disse que deveríamos fazer e eu disse que sim. É por isso que fizemos. Era o correto a ser feito. Amo a Rebeca. Ela é incrível.
Simone ainda disse que está empolgada para ver o que mais Rebeca tem para apresentar, mas que, agora, todas elas precisam descansar. A competição de hoje marca o fim da passagem das atletas da ginástica artística.
Repercussão da reverência
Apesar do comentário de Marlon Humphrey, que desaprovou a atitude, ele é minoria nas redes socias, que ficou impolvorosa com a reverência prestada à Rebeca Andrade. Alguns artistas comentaram, um deles foi a estrela de Hollywood, Viola Davis, que por meio do Instagram parabenizou a vitória de Rebeca e também a presença das americanas No pódio.
Em referência ao gesto, Viola Davis diz se tratar da imagem mais bonita de espírito esportivo, respeito e amor.