Fundador do Kiss, Ace Frehley morre aos 74 anos
Músico estava internado desde o início do mês vitma de complicações devido a um acidente doméstico; Ace teve uma grande colaboração na história de sua banda
E mais um ídolo do rock nos deixa: Nesta quinta-feira (16), o guitarrista Ace Frehley faleceu aos 74 anos, em decorrência de uma hemorragia cerebral, após passar as últimas duas semanas em um hospital respitando por aparelhos por conta de uma queda sofrida no estúdio particular de sua casa.
Conhecido por toda sua contribuição pelo Kiss, uma das bandas mais marcantes da história do gênero, Ace permaneceu no grupo até 1982 — quando se separou de Paul, Gene e Peter após diversos conflitos por conta de divergências criativas e problemas com drogas.
Grande legado
Conhecido como ‘Starman’, por conta do design de sua maquiagem nos palcos, Ace foi um grande colaborador na história do Kiss: Além de ser um dos fundadores, o guitarrista também contribuiu compondo alguns dos maiores hits do grupo, como: “I Was Made for Lovin’ You”, “Detroit Rock City” e “Rock and Roll All Nite”, este último sendo o grande sucesso da banda.
Frehley também participou dos vocais em faixas como “2,000 Man”, “Hard Times” e “Save Your Love”.
Ace performa "2,000 Man" no MTV Unplugged (Vídeo: reprodução/YouTube/shinner65)
Após sua saída em 1982, o artista chegou a fundar uma banda entitulada Frehley’s Comet, que esteve na ativa entre 1984 a 1988, depois passou a focar mais em sua carreira solo, onde ganhou notoriedade com um cover de “Back in the New York Groove”, originalmente performada pela banda Hello.
Reações dos ex-companheiros
A relação de Ace com os demais membros da formação original se desestruturou após sua saída. Ainda sim, com o passar do tempo, o guitarrista foi aos poucos se reconectando com seus parceiros de Kiss. O ‘Starman’ ainda se juntou a uma turnê de reunião com o Kiss entre 1996 e 2002, após participar do show “MTV Unplugged”, onde fez uma participação especial.
Em nota, Gene Simmons e Paul Stanley lamentaram a morte do guitarrista:
“Estamos devastados com a morte de Ace Frehley. Ele foi um soldado do rock essencial e insubstituível durante alguns dos capítulos mais fundamentais da banda. Ele é e sempre será parte do legado do Kiss. Nossos pensamentos estão com Jeanette, Monique e todos aqueles que o amavam, incluindo nossos fãs ao redor do mundo.”
Ace Frehley e demais membros do Kiss em 1976 (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Fin Costello)
Bruce Kulick, um dos guitarristas responsáveis por substituir Ace após sua saída da banda, também lamentou a perda do ídolo: “A morte de Ace é devastadora para o mundo do rock. Seu papel inegável na criação e no sucesso do Kiss não pode ser esquecido. Ele não só era amado por todos, como também influenciou milhões de guitarristas ao redor do mundo”, relatou.
Frehley deixa esposa, filha e uma legião de fãs conquitados ao longo desses 52 anos de uma banda que redefiniu todo um conceito de se fazer apresentações musicais, com seus figurinos e espetáculos visuais.
