Peru é atingido por terremoto de magnitude 7 em regiões costeiras

Laura Galdino Por Laura Galdino
3 min de leitura
Foto destaque: Tremor foi sentido em Arequipa, Cusco, Ica e na capital, Lima (Reprodução/Sergio Amiti/Getty Images)

A costa de Arequipa no sul do Peru foi atingida por um terremoto de magnitude 7,2 nesta sexta-feira (28), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos(USGS). Até o momento, nenhuma morte foi relatada. Entretanto, foram informados pelo menos oito feridos, todos com danos leves segundo autoridades peruanas.

Terremoto ou tsunami?

Inicialmente, foi emitido um alerta de tsunami pela Marinha do Peru englobando o literal do país. Segundo o USGS, o alerta informava ainda que as ondam poderiam chegar a atingir 3 metros nas regiões costeiras e que até mesmo o Chile poderia ser afetada com algumas ondas.


Terremoto de magnitude 7 atinge costa do Peru e é sentido em Lima

Terremoto de magnitude 7 atinge Peru. (Vídeo: reprodução/Youtube/UOL)


Entretanto, por volta de 00h36no horário local (02h36 no horário de Brasília), o terremoto ocorreu com uma profundidade aproximada de 42km, segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP). Ainda segundo o IGP, o epicentro estava a cerca de 8km da costa de Caravelí, região a 780km de Lima.

Com isso, o USGS atribuiu ao terremoto a magnitude de 7,2 e descartou a hipótese de um tsunami considerada anteriormente.

Vítimas e histórico de terremotos

O terremoto deixou oito feridos, sendo que cinco deles estavam em Ica e outro três em Acari, conforme indicado pelo Ministério da Saúde peruano em sua conta no X.


Publicação do Ministério da Saúde peruano sobre as vítimas (Foto: Reprodução/X/@Minsa_Peru)


Além disso, a Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha inicialmente também havia emitido um alerta de tsunami que, posteriormente, foi alterado pelas autoridades peruanas. 

Mesmo a centenas de quilômetros, alguns moradores de Lima afirmam ter sentido o abalo, juntamente a moradores da costa sul e central do país.

Juan Aranguren, prefeito de Yauca, declarou à rádio RPP que na cidade moradores relataram que o muro de algumas casas caíram. Ele adicionou ainda que a Rodovia Pan-Americana que cruza a região foi afetada e possui algumas rachaduras. Outros tremores secundários atingiram Arequipa com magnitudes de 4 a 4,6, levando a alguns deslizamento de terra em estradas locais. 

Anteriormente, no dia 16 de junho, o país sofreu também com um terremoto, neste caso de magnitude 6,3 no litoral sul, na região de Arequipa. O abalo sísmico teve 25km de profundidade tendo o Oceano Pacífico como epicentro.  

Seguir
Redatora do site In Magazine (Ig);
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile