PF deflagra operação contra suspeito de realizar a prova do Enem no lugar de outras pessoas

Ana Luiza Alvarenga Por Ana Luiza Alvarenga
2 min de leitura
Cadernos de questões do Enem apreendidos pela Policía Federal (reprodução/CNN/Polícia Federal)

A Polícia Federal deflaga operação contra estudante de medicina, suspeito de realizar a prova ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em nome de outras duas pessoas. Os dois beneficiários da fraude foram aprovados no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UEPA), em Marabá. Um dos beneficiários já iniciou as atividades acadêmicas, enquanto o outro ainda não.  

Segundo a PF o suspeito teria realizado as provas do ENEM nos anos de 2022 e 2023 no lugar dos candidatos, durante a operação foram apreendidos aparelhos celulares, provas do ENEM de 2019 a 2023 e também manuscritos. Nenhum dos suspeitos foram presos até o momento.  

Divergência na assinatura do cartão de resposta

Uma divergência significativa foi encontrada na assinatura dos cartões de resposta, bem como na escrita das redações, que não correspondiam às dos candidatos inscritos no processo. Além disso, há indícios de que o suspeito possa ter utilizado documentos falsos para se passar pelos candidatos inscritos e realizar a prova por eles. 


Imagem do cartão de questões do Enem (reprodução/guia do estudante)

A investigação continua

A PF dará continuidade nas investigações visando averiguar se há existência de novos indivíduos aprovados de forma irregular por meio de fraude. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documentos falsos entre outros.

O ENEM é o exame admissional de aprovação ao ensino superior, ou seja, trata-se da principal forma de ingresso nas universidades do país e, por isso, é aguardado com grande expectativa e temor pelos estudantes de todo o Brasil. Uma situação como essa abala todo o sistema e coloca em questão a integridade do processo seletivo. Portanto, o trabalho realizado pela polícia é de extrema importância para preservar a idoneidade do sistema educacional. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário