Rússia ataca região ucraniana de Kharkiv

Laura Galdino Por Laura Galdino
2 min de leitura
Rússia ataca Kharkiv (Foto destaque: reprodução/Reuters/Vyacheslav Madiyevskyy)

Na manhã desta sexta-feira (10), a Rússia lançou um ataque terrestre com blindados na região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, e tentou romper as linhas de defesa de Kiev, segundo o Ministério da Defesa ucraniano, que também informou a continuidade dos combates.

Ataque

“Aproximadamente às 5h da manhã, houve uma tentativa do inimigo de romper nossa linha de defesa sob um ataque com veículos blindados”, explicou o Ministério da Defesa.

Com isso, uma fonte militar ucraniana relatou à agência de notícias Reuters, que as forças russas adentraram 1km na cidade fronteiriça de Vovchansk na tentativa de criar uma “zona tampão”, ou seja, estão tentando estabelecer uma área de controle adicional ao longo da fronteira do país.

Muitas vezes, esse tipo de movimento pode ser interpretado como uma estratégia que garante maior segurança ou controle territorial do lado do país que está avançando.

Ucrânia

A Ucrânia expulsou tropas russas de Kharkiv em 2022, durante o primeiro ano de guerra acontecendo em grande escala, todavia, após resistir a contra ofensiva de Kiev no ano passado, agora as forças russas voltam à ofensiva avançando lentamente na região sul, em Donetsk.

Em março deste ano, os temores aumentaram a respeito das intenções do Kremlin na região de Kharkiv, quando Vladimir Putin (presidente da Rússia) solicitou a criação de uma zona tampão dentro do território ucraniano que ele explicou ser crucial para garantir a proteção da Rússia.


Ataque russo em Kharkiv (Foto: reprodução/REUTERS/Vyacheslav Madiyevskyy)

Desde que isso aconteceu, Kharkiv tem sido atingida por ataques aéreos, em especial devido a sua vulnerabilidade do país por estar próximo à Rússia, causando grandes danos à infraestrutura da região.

Outra cidade fronteiriça, Vovchansk tinha uma população pré-guerra de 17 mil habitantes que agora consiste em apenas alguns milhares, além disso, as autoridades ainda afirmam que o assentamento e as áreas circundantes estavam sofrendo bombardeios massivos.

Seguir
Redatora do site In Magazine (Ig);
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile