Trump provoca suspense ao falar sobre ataques a cartéis na Venezuela
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja ataques contra cartéis na Venezuela ao declarar: “Vocês vão descobrir”. A fala, feita neste domingo (7) ao sair da Casa Branca, reacende especulações sobre ofensivas americanas e aumenta a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro. Em paralelo, Trump planeja ataques coordenados com navios de guerra, um […]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja ataques contra cartéis na Venezuela ao declarar: “Vocês vão descobrir”. A fala, feita neste domingo (7) ao sair da Casa Branca, reacende especulações sobre ofensivas americanas e aumenta a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro.
Em paralelo, Trump planeja ataques coordenados com navios de guerra, um submarino nuclear e mais de 4.500 militares enviados ao sul do Caribe. Essas ações reforçam a pressão sobre Caracas e, consequentemente, elevam a atenção internacional para a região.
Trump planeja ataques a cartéis na Venezuela
Fontes próximas ao governo indicam que Trump estuda ataques dentro do território venezuelano contra organizações criminosas. Essa estratégia busca enfraquecer os cartéis que atuam na Venezuela e em rotas de narcotráfico na região.
Já na primeira semana de setembro, as forças americanas atacaram uma embarcação ligada ao cartel Tren de Aragua, no sul do Caribe. Onze indivíduos morreram, sem registros de feridos entre os militares dos EUA. O Comando sul supervisionou a operação dentro de sua área de responsabilidade.
Pressão sobre Maduro e recompensas relacionadas a cartéis
A secretária de Justiça, Pam Bondi, anunciou uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à prisão de Nicolás Maduro. Segundo autoridades americanas, ele é acusado de ligação com Tren de Aragua, Sinaloa e, supostamente, com o Cartel de Los Soles.
Enquanto isso, Maduro nega todas as acusações e enviou jatos para sobrevoar a força-tarefa americana. Em contrapartida, Trump reagiu com ameaças de retaliação, ampliando a escalada de tensões entre os governos.
Tensões entre EUA e Venezuela com ofensivas de Trump
A fala de Trump aumenta a pressão sobre Caracas e, por isso, coloca a Venezuela novamente no foco internacional. Também, analistas destacam que essas ações podem impactar diretamente o tráfico de drogas e a segurança regional.
Consequentemente, a vigilância sobre os movimentos de Washington e Maduro permanece elevada, enquanto a região acompanha a escalada com cautela. Além disso, analistas destacam que essas ações podem produzir efeitos diretos no tráfico de drogas e na segurança regional.
