Trump diz que imigrantes comem animais de estimação

A alegação foi feita ao vivo durante debate e desmentida pela prefeitura local

Fernanda Eirão Por Fernanda Eirão
3 min de leitura
Foto destaque: Ex- presidente dos EUA, Donald Trump (Reprodução/Bloomberg/Getty Images Embed)

Durante debate presidencial promovido pela rede de televisão ABC News nesta terça-feira (10), o candidato republicano, Donald Trump, declarou que os imigrantes estavam comendo os cachorros e outros pets dos americanos residentes em Springfield, Ohio. Tal informação foi rebatida pelo mediador do encontro, que respondeu não haver qualquer caso desse tipo nos registros da prefeitura.  

Desmentido ao vivo

Trump criticou a política de imigração do governo Biden, alegando que permitiram a entrada de estrangeiros, aos milhões. “Em Springfield, eles [imigrantes] estão comendo os cachorros. Eles estão comendo os gatos. Comendo os pets das pessoas que moram lá”, disse o republicano.

Após a fala de Trump, o mediador da ABC desmentiu a declaração do candidato. A produção havia entrado em contato com a prefeitura de Springfield para checar a informação e afirmaram não ter nenhum caso desse tipo reportado para as autoridades locais. Trump disse ter visto na televisão pessoas afirmando terem tido seus pets roubados.


Embed from Getty Images

Os candidatos debateram assuntos-chave para esta eleição, como inflação e imigração (Foto: Reprodução/Win McNamee/Getty Images embed)


A Associated Press havia declarado que a campanha de Trump estava espalhando falsos rumores em relação aos imigrantes haitianos, acusando-os de roubar e comer animais de estimação no estado de Ohio.

Como foi o debate

Este foi o primeiro debate entre os candidatos democrata e republicano para a eleição de 2024. E, muito provavelmente, será o único, pois os cidadãos americanos irão votar no dia 05 de novembro. Kamala Harris assumiu o posto de candidata após a desistência de Biden e se vencer a disputa, será a primeira presidente mulher da história dos Estados Unidos. Trump concorre ao seu segundo mandato. 

De acordo com o The Washington Post, o público respondeu melhor às falas de Kamala, que debateu sobre saúde, aborto e a Guerra da Ucrânia. Mas ficou do lado de Trump quando o assunto foi economia. De forma geral, Kamala Harris soou mais qualificada e conseguiu se destacar mais, tendo um desempenho melhor do que o candidato republicano.