O Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é conhecido por muitos como derrame, é a segunda principal causa de morte no Brasil.
O número de mortes de brasileiros entre 20 e 59 anos por AVC (acidente vascular cerebral), vem aumentando proporcionalmente no país em relação ao total de obítos por essa causa desde 2019. Segundo o Ministério da Saúde, só em hospitais públicos mais de 18 mil pessoas morreram entre janeiro e agosto desse ano, média de 3 mortes por hora. O acidente vascular cerebral é a doença que mais mata no Brasil e que causa mais incapacidade no mundo: cerca de 70% das pessoas que sofrem um derrame não retomam as suas atividades e ficam depedentes de outras pessoas. Quanto mais rapído for o atendimento e o diagnóstico, maiores serão as chances de recuperação.
O que é, causas, sintomas, tratamentos, diagnósticos e prevenção:
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, causando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.
Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes:
AVC hemorrágico
AVC isquêmico
AVC isquêmico (entupimento de vaso sanguíneo)
–Tontura;
– Dificuldade na fala;
–Dormência de braços e pernas.
Avc hemorrágico ( ruptura de vaso sanguíneo)
– Dor de cabeça;
– Naúseas e vômitos;
– Déficits neurológicos
(Foto: Reprodução/Pinterest)
Os principais sintomas de um AVC são:
– Fraqueza de um lado do corpo;
– Difulculdade de fala;
– Perda de visão;
– Paralisia de um lado do corpo;
-Distúrbio de linguagem
–Alteração motora.
As principais causas dessa doença que as pessoas são acometidas são por causa da : Hipertenção , diabetes , colesterol alto , sobrepeso, , obesidade, tabagismo, uso ecessivo de álcool, sedentarismo.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Cinco-mudancas-de-habito-para-dormir-melhor
Como prevenir:
O AVC pode ser prevido, mas para isso, é preciso evitar os maus hábitos da vida que levam ao problema de saúde que desenvolvem o AVC. Então veja o que se pode fazer para diminuir acidente vascular cerebral:
-Controle o colesterol
-Controle o peso
-Controle a pressão arterial
-Não fume
-Não use drogas
O tratamento dessa doença é feito nos centros de atendimentos de urgência. Essas unidades de atendimento disponibilizam e realizam o procedimento com o uso de trombolítico, conforme o Protocolo Clínico e Diretriz terapêutica específicos. A reabilitação pode ser feita no centros de especializados em reabilitação, por isso os programas de reabilitação são muitos importantes, pois ajudam o paciente a retomar atividades díarias e funções que ficam comprometidas.
Foto Destaque: Reprodução/Pinterest