De acordo com uma reportagem de Amsterdã, um raro caso de doença da vaca louca foi achado nesta quarta-feira (01/02). Segundo Piet Adema, ministro da Agricultura holandês, o caso foi reportado em uma fazenda na Holanda, onde uma vaca morta no dia 30 de Janeiro mostrou indícios de infecção. A declaração do ministro não especificou mais detalhes da fazenda onde a vaca infectada foi achada.
No momento, a infecção vem sido estudada por cientistas especialistas, buscando indícios que indiquem se o caso é de um tipo raro chamado de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) de titularidade clássica ou atípica.
Geralmente a doença da vaca louca é causada devido a uma proteína denominada príon, que se é transmitida entre bovinos e caprinos quando estes são alimentados com ração de farinha que possuem ossos e carne de animais contaminados.
A mesma pode ser transmitida em humanos através da ingestão de carne que esteja contaminada, porém não existe forma de contágio entre pessoas. Este é o tipo clássico provido da contaminação por ração animal, mas a variante atípica pode ocorrer como efeito da velhice. Efeitos da doença constam perda de memória, tremores, dificuldade de fala e caminhar, visão turva, entre outros como febre, nausea e falta de paladar.
A doença marcou um período de escândalo na Europa e no Reino Unido nos anos 90 onde diversos casos generalizados de doença da vaca louca afetaram rebanhos bovinos que levou a morte de pessoas além dos animais infectados. Desde então, nos últimos anos ocasionalmente são detectados casos atípicos da doença que levam a restrições comerciais temporárias como pede as recomendações médicas decretadas desde então.
No Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz em 2021 também investigou um caso de vaca louca em dois pacientes com suspeita de Encefalopatia Espongiforme Bovina, Na época, quatro casos foram identificados em animais pelo país em animais, mas previu-se que todos se acometeram de maneira isolada, que levou a uma suspensão de exportação de carne para a China por medidas de segurança.
Foto Destaque: Vaca contaminada com a doença (Reprodução / Investing)