Conheça os riscos do Acidente Vascular Cerebral (AVC)

2 min de leitura

Neste domingo, dia 29 de outubro é considerado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), buscando conscientizar a população sobre auma das maiores causas de mortes súbitas ou sequelas após um AVC.

Acidente Vascular Cerebral

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre quando há uma parada abrupta do fluxo sanguíneo em parte do cérebro, podendo levar o indivíduo à óbito. O cérebro é afetado pois com a falta de fluxo sanguíneo priva-o de nutrientes e oxigênio.

Segundo dados do portal de Transparência do Registro Civil, entre janeiro e outubro de 2022, foram contabilizados 87.518 mil mortes em decorrência do AVC, sendo em média 307 óbitos por dia. Os principais sintomas do AVC são: confusão mental súbita, boca torta, dor de cabeça, tonturas, visão embaçada, perda de força em um dos lados do corpo. Podendo surgir outros sintomas dependendo do estado da pessoa, como vômitos, náuseas, sonolência.


Tomografia cerebral em que há um acidente vascular cerebral isquêmico do hemisfério direito. (Foto: reprodução/Lucien Monfils/https//creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/


Tipos e Causas

Há dois tipos de Acidente Vascular Cerebral:

O AVC Hemorrágico, acontece quando há uma ruptura da artéria cerebral se rompe causamento sangramento no local. Sendo um dos principais motivos e causas a pressão alta.

Já o AVC Isquêmico, acontece quando há um coágulo que obstrui a artéria cerebral, diminuindo ou interrupção da circulação de oxigênio no cérebro.

O coágulo presente no AVC pode se formar em outra parte do corpo e ‘viajar’ com o fluxo sanguíneo para o cérebro ou, o coração pode bater mais rápido e de formar irregular, essa ação é chamda de fibrilação atrial.

Um dos maiores fatores riscos de terem um Acidente Vascular Cerebral é a hipertensão, pois a pressão arterial estando alta há riscos de ter uma ruptura de vasos sanguíneos, sendo correto consultar ao mèdico cardiologista para tratamento e prevenção.

 

Foto Destaque: AVC. (Reprodução/www.medisite.com.br)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile