Educadora física afirma que a creatina pode trazer benefícios ao corpo todo

Felipe Yamauchi Por Felipe Yamauchi
3 min de leitura

Atualmente, um dos suplementos mais indicados pelos especialistas para quem busca ganhar massa muscular, além de aperfeiçoar sua performance durante os treinos de atividade física, é a creatina. Ela pode proporcionar diversos benefícios para o corpo todo, como: pode auxiliar no tratamento de doenças musculares, pode prevenir doenças crônicas e também o desenvolvimento do mal de Parkinson.

Segundo a educadora física e nutricionista, Dani Borges, este suplemento é uma indicação recorrente. “Ela é um dos suplementos mais testados e estudados do mundo. Ingerindo de forma correta, haverá um auxílio no ganho de massa, de forma direta ou indireta, além de aumentar a força e a resistência dos músculos”, conta.


Creatina em pó e em cápsulas/ (Foto Reprodução: Agora RN)


Outro ponto levantado por Dani, é que devido ao alto número de pesquisas sobre este produto, diversos especialistas puderam entender que a creatina não é tão nociva para os rins. “Se o paciente fizer o uso contínuo da creatina durante cinco anos, ele não terá obrigatoriamente algum problema nos rins. Tanto que obstetras liberam o uso quando uma mulher está grávida”, revela.

Um dos problemas mais comentados sobre esse complemento alimentar é que ele causa retenção de líquido. A educadora afirma ser um mito esta ideia. “A creatina proporciona um inchaço intramuscular, ou seja, na parte interna do músculo. O problema é quando a pessoa não está ingerindo a quantidade necessária de água ou não seguindo a dieta corretamente, aí ela pode sentir o corpo ficar estranho, mas não tem haver com o suplemento em si”, afirmou.


Pó de creatina e pesos de academia/ (Foto Reprodução: Burpee)


Para adicionar o complemento alimentar na dieta, a nutricionista conta que existem duas formas. A primeira é com a saturação, ou seja, o paciente toma cinco gramas de creatina quatro vezes ao dia por sete dias e no oitavo dia toma cinco gramas uma vez ao dia. Nisso, o efeito já começa aparecer no sétimo dia.

A outra forma é sem a saturação, então o paciente toma cinco gramas uma vez ao dia. Contudo, o efeito começa a surgir dentro de 20 dias. Dani explica que: “A creatina fica 95% nos músculos e 5% vão para o cérebro. Só quando o corpo atinge a saturação é que há a melhora nos músculos”, explicou. Para ela, este suplemento deve ser ingerido diariamente, por ser de efeito acumulativo. Então mesmo nos dias sem atividade física, ela precisa ser consumida.

Foto Destaque: Medidor de quantidade com creatina e pesos de academia/ Reprodução: Atletis

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile