Estudo aponta que bilíngues possuem melhor memória do que monoglotas

Yasmin Martins Por Yasmin Martins
3 min de leitura

Quando ouvimos os sons de uma determinada palavra, o cérebro humano usa a informação, em conjunto com outros tópicos (frequência, experiência, contexto, etc), para selecionar as palavras certas naquela situação. Com isso, uma pesquisa realizada pela revista “Science Advances” neste mês, revelou que as pessoas bilíngues possuem vantagem quando o assunto é memória.

 

A pesquisa

O mesmo aparelho neural que processa a língua materna da pessoa, também aciona a segunda. Dessa forma, o bilíngue apresenta maior dificuldade para selecionar e definir os termos corretos, já que existem mais palavras em seu vocabulário, mas possui maior facilidade em guardá-los na memória.

O estudo envolveu dois grupos, pessoas que falam inglês e espanhol e as que falam somente inglês. No experimento, elas ouviam determinada palavra e precisavam encontrar o objeto que correspondia com o que ouviram. Os outros itens apresentados foram manipulados para que relembrassem ao som do produto alvo.

 

Resultados


Pessoas bilíngues tem melhor memória do que monoglotas. (Foto: reprodução/ Getty Images/ BBC)


A conclusão da atividade foi de que os participantes observavam, por mais tempo, termos que possuíam um som parecido, como “speaker” e “beaker”, do que outras com sonoridades diferentes, “carriage”, por exemplo.  Esse maior tempo de observação se deu pela ativação de rótulos concorrentes, o que acontece quando sons são similares. 

Dessa maneira, é explicado o motivo de os bilíngues terem focado nos objetos com nomes parecidos em seus dois idiomas, ou seja, eles olharam para mais itens do que os monoglotas.

Em seguida, para testar a memória dos objetos já observados pelos jogadores, foi pedido que eles identificassem a imagem correta depois de ouvirem rapidamente uma palavra. Eles tiveram que marcar como “velho” se reconhecessem ou em “novo”, se não identificarem. Concluiu-se que a identificação de palavras com sons parecidos, como “beaker” e “speaker”, foi maior do que em termos de tons diferentes, como “carriage”.

Outros estudos revelam que pessoas que falam mais de uma língua têm um melhor processamento em tarefas de categorização que precisam supressão de informações divergentes. Isso indica que bilíngues são mais eficazes na realização de múltiplas tarefas do que os monoglotas.

 

Foto destaque: Bilíngues possuem vantagem quando o tópico é memória. Reprodução/ Napratica.org.br

Deixe um comentário

Deixe um comentário