Mulheres que moram no estado de São Paulo, têm até o final do ano para realizar exames de papanicolau e mamografia de graça.
Estarão disponíveis, para mulheres cadastradas no site Instituto Horas da vida, 30 exames de papanicolau e 15 de mamografia, ao todo, 45 exames. A instituição funciona de forma independente, sem fins lucrativos e trabalha para facilitar o acesso gratuito à saúde para pessoas que se encontram em vulnerabilidade social.
Após o cadastro no site, a instituição se encarrega de agendar os exames em um laboratório parceiro, e além disso, acompanha cada caso.
O câncer é o tipo que mais mata mulheres no Brasil, devido à isso, a partir dos 40 anos, a mamografia deve ser feito anualmente, pois o exame é um aliado no diagnóstico da doença.
Um seio com câncer de mama. (Foto: Reprodução/MSD Manuals)
Já o exame papanicolau, auxilia no diagnóstico precoce da doença e é recomendado pelos médicos para mulheres de 25 a 64 anos que já tenham iniciado a vida sexual.
De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, a realização de exames de papanicolau caiu 4,7% na cidade de São Paulo no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia. A campanha, feita de forma filantrópica pelo Instituto Horas da Vida, é de suma importância, pois incentiva as mulheres a cuidarem de sua saúde, e principalmente, torna a prática acessível para quem não teria condições. “É infelizmente uma realidade muito triste, muito complexa de casos de cânceres estarem sendo descobertos já nas fases mais avançadas justamente porque aconteceu essa demora e agora existe um represamento de exames e de pessoas precisando de cuidado que não está sendo priorizado. A gente hoje deveria estar vivendo um momento onde o esforço é maior para atender todo esse represamento”, afirmou Luciana Holtz de Camargo Barros, presidente do Instituto Oncoguia.
Outubro é conhecido por ser o mês da prevenção ao câncer de mama, no entanto, os cuidados não podem ocorrer apenas durante o Outubro Rosa. Especialistas afirmam que para evitar a doença, o cuidado deve se manter durante todo o ano.
Foto Destaque: Ilustração da área que o câncer de mama afeta. Reprodução/Dr. Pimentel – Mastologista