Desde que foi comprovado cientificamente que meditar funciona na prevenção, tratamento e alívio de sintomas de doenças como as cardiovasculares, o câncer e a depressão, um leque de pesquisas foi aberto pela medicina, dentre eles, como funciona essa prática nas crianças.
A meditação é uma prática de regulação do corpo e da mente, na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar em um objeto, pensamento ou atividade em particular, buscando alcançar um estado de clareza mental e emocional.
Em um mundo tão agitado, o bombardeio de informações ocorre no instante em que se abre o olho e a notícia chega em minutos. É a era do imediatismo, em que as pessoas estão conectadas o tempo todo no celular. Tirar um tempo para si e para desacelerar os pensamentos é essencial para o equilíbrio mental. Entretanto, o mais interessante desta prática, é não ter idade limite! As crianças podem se beneficiar tanto quanto os adultos com a meditação e criar esse hábito quanto mais novo melhor!
Criança praticando a meditação (Foto: Reprodução/AdobeStock)
Pesquisadores da Wayne State University, nos Estados Unidos, descobriram o efeito da meditação nos pequenos. Com a ajuda de aparelhos de exame de imagem, eles analisaram em tempo real as alterações nos circuitos de neurônios de crianças e adolescentes e as imagens revelaram que os métodos de meditação reduziram consideravelmente a atividade de um circuito ligado ao planejamento e projeções de ações futuras. No entanto, técnicas de distrações são pouco eficazes nos pequenos, pois exigem o funcionamento de uma área do cérebro que para eles ainda não está desenvolvida.
Aprender a lidar com os próprios sentimentos é uma tarefa árdua, mas com a meditação as crianças conseguem controlar a ansiedade, raciocinar com mais paciência e diminuir a hiperatividade. Diante disso, o ideal é que, de agora em diante, a partir do conhecimento da mente infantil em relação à meditação, as instituições colocassem seus pequenos pacientes com a mente aberta e focada para lidar com seus sentimentos.
Foto destaque: Criança meditando com a mãe desde pequena. Reprodução/AdobeStock