Proteína: Saiba qual é a quantidade ideal a ser consumida

Afernandes Por Afernandes
4 min de leitura

A boa e velha proteína é uma boa companheira dos atletas, que sabem da importância do seu consumo diário para recuperar e construir músculos. Ela e conhecida como nutriente nobre, estando presente em todas as células do corpo, assim como ossos, músculos, cartilagens, pele e sangue. A proteína ainda é utilizada para construir e reparar tecidos, produzir enzimas, hormônios e outras substâncias. 


 

Foto: Homem se exercitando sua musculatura. (Foto: Reprodução/GETTY IMAGENS)


Nossos músculos são responsáveis por toda nossa força e movimento. Quanto melhor nossa massa muscular, mais resistente ela estará para realizar as tarefas diárias. Diminuindo assim os riscos de quedas, lesões ou traumas. O corpo precisa desse micronutriente em quantidades relevantes para se manter funcionando. Diferente da gordura e do carboidrato nosso corpo não armazena proteína, não há um reservatório para recorrer quando precisar de um suprimento.

Essa necessidade deve ser suprida através da alimentação. A baixa ingestão deste nutriente causa uma série de sintomas como dor de cabeça, queda de cabelo, unhas frágeis, fome constante, baixa taxa de ferro no sangue, perda de massa muscular além de falta de disposição e concentração.

A quantidade de proteína varia de acordo com a idade, peso e tipo de atividade que praticamos. Apesar de ela estar envolvida em uma serie de processos, uma das aplicações mais conhecidas esta em quem quer ganhar massa muscular.

Especialistas sugerem que o consumo de proteína para aqueles que querem ganhar massa muscular deva ser de 1,5 gramas para cada quilograma de peso corporal. Ou seja, se uma pessoa pesar 80 kls ela deverá consumir em média 120gdo nutriente por dia. Eles ainda sugerem um cardápio para a ingestão da proteína considerando que ela pode ser espaçada em três ou quatro refeições diárias. Confira:

  • Café da manhã: 2 ovos + 30g de queijo minas;
  • Almoço: 140g de peito de frango;
  • Lanche da tarde: vitamina com 30g de whey protein + 200ml de leite;
  • Jantar: 120g de patinho;
  • Ceia: iogurte natural 170g (1 pote).

Ainda de acordo com os especialistas na área da nutrição o primeiro passa para uma alimentação saudável e rica em proteínas é, dentre as fontes animais, preferir peixes e aves, limitando a carne vermelha e evitando os alimentos ultra processados.

E para aqueles que são atletas e desejam a hipertrofia é necessário Intercalar os treinos com o descanso necessário para a recuperação do corpo. Seguir uma dieta de pré e pós-treino que seja à base de proteína, carboidratos, gordura, sais minerais e vitaminas. Ter equilíbrio entre os treinos e cuidar da quantidade de horas de sono para que o corpo possa reparar o estresse causado pela intensidade da musculação. Por isso, entender exatamente a quantidade necessária do nutriente é fundamental para compor um cardápio que mantenha o corpo funcionando e ajude o indivíduo a atingir seus objetivos.

 

Foto destaque: Imagens de alimentos com proteína. Reprodução/GETTY IMAGENS.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile