O verão é o momento perfeito para aqueles que querem deixar o bronzeado em dia, mas também é o período que mais vemos casos de insolação. Muitas pessoas, no entanto, não fazem ideia do porquê de se queimarem. Se esse também é seu caso, vem com a gente que nós vamos explicar tudinho!
A pele queima porque é agredida pelo sol de diversas maneiras. A luz solar emana vários tipos de ondas, com diversos comprimentos e características diferentes. Temos, por exemplo, as luzes ultravioleta B (UVB), ultravioleta A (UVA, luz visível, luz vermelha, entre outros. Cada uma invade a nossa pele com intensidades diferentes.
A luz UVB, como exemplo, atinge nossa pele no horário das 11h às 14h e agride o DNA da nossa célula. São esses raios solares que são responsáveis pelo dano celular e causam câncer de pele. Ela atinge vasos, células, fibras e provoca, também, o envelhecimento cutâneo. Por outro lado, a luz visível causa manchas escuras como o melasma e a radiação infravermelha pode vir a inflamar a pele.
As queimaduras são um pedido de socorro da pele. Foto/Reprodução: Getty Images.
A queimadura não saudável é um pedido de socorro da pele. Aquela vermelhidão, que é vista depois de muito tempo de exposição ao sol, ocorre quando a pele já acumula um grau de inflamação importante. Por isso, quando houver exposição intensa, se faz necessário o uso do protetor solar. O filtro solar pode ser físico, quando a luz é refletida, ou químico, quando ele reage com a mesma e produz calor. O bloqueador é responsável por neutralizar e diminuir o dano celular da pele. O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol e ser reaplicado de novo a cada 3 horas.
Foto destaque: a insolação está presente nos meses de Verão. Reprodução: Getty Images.