Andrea Riseborough pode ser desclassificada do Oscar 2023

Pedro Galvão Por Pedro Galvão
3 min de leitura

A campanha “espontânea” que levou Andrea Riseborough a indicação ao Oscar está sob investigação da própria Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em respeito a possibilidade de ser ilegal.

Segundo PUCK, membros da AMPAS se mobilizaram para analisar se a campanha promocional do filme britânico “To Leslie” violou uma cláusula do estatuto da academia. O assunto será discutido durante a reunião do conselho do grupo na próxima terça-feira.

Segundo a publicação, a campanha de Rysenborough, orquestrada por Mary McCormack, esposa do diretor de “To Leslie”, Michael Morris, e representantes da atriz, podem ter violado algumas das regras do Oscar. Isso inclui a Regra 10, que proíbe o contato direto com os membros da Academia para solicitar votos ou promoções, e a Regra 11, que proíbe mencionar outros indicados na campanha, enquanto alguns tuitaram seu apoio a Risenborough.


Andrea Riseborough em cena de “To Leslie” (Foto: Reprodução/Momentum Pictures)


Em 2014, a Academia rescindiu uma indicação para o compositor Bruce Broughton e sua canção “Alone Yet Not Alone” do filme homônimo pois foi descoberto que ele teria “pressionado indevidamente” a Academia para mais de 70 membros eleitores da ala musical para indicar a canção.

No entanto, a declaração do conselho sobre Broughton na época também pode se aplicar a Riseborough: “A Academia se dedica a fazer tudo o que pode para garantir condições equitativas para todos os possíveis candidatos ao Oscar – incluindo aqueles que não desfrutam do acesso, conhecimento e influência de um membro de longa data da Academia”.

Sobre Andrea Riseborough:

Riseborough nasceu na Inglaterra em 1981, e é formada na academia real de arte dramática do Reino Unido, e após alguns anos no teatro começou a aparecer em produções maiores. Entre seus principais papéis estão Oblivion, ao lado de Tom Cruise, Birdman, pelo qual ela venceu o SAG Award de Melhor Elenco junto de seus colegas, e em filmes de gênero que hoje são hits cult, como Mandy – Sede de Vingança, com Nicolas Cage, e o espetáculo perturbador Possessor, de Brandon Cronenberg. Está tambem em um dos episódios mais perturbadores de Black Mirror — “Crocodile.” Agora, ela é a estrela de To Leslie.

A 95ª cerimônia do Oscar está marcada para 12 de março de 2023 e terá apresentação de Jimmy Kimmel, que assume o papel pela terceira vez.

Foto destaque: Andrea Riseborough em cena de “To Leslie”. Reprodução/Momentum Pictures

Deixe um comentário

Deixe um comentário