Conheça os benefícios do banho frio

Lourdes Carvalho Por Lourdes Carvalho
4 min de leitura
Foto destaque: mulheres praticando crioterapia (Reprodução/Edgar Barragan Juarez/Getty Images Embed)

Imersão em água fria, que é um tipo de crioterapia ou terapia fria, é uma prática que pode ser aplicada com objetivos terapêuticos e médicos. Para isso, são usados gelo, água ou ar. Criocirurgia para lesões, compressas de gelo para inchaço e banhos de gelo são usados para muitos fins, desde recuperação de exercícios até redução de estresse.

Cada vez mais, observamos pessoas pulando em mares gelados ou entrando em banheiras repletas de gelo. É unânime a alegação de que esses hábitos são bons para a saúde do coração, recuperação muscular e redução do estresse.

Hábito remonta à Grécia Antiga

Esse hábito vem desde a Grécia antiga, com pessoas mergulhando em água fria, justificando com supostos benefícios para a saúde. Atualmente, há um questionamento se os banhos frios também oferecem esses benefícios.

O professor associado do Departamento de Cirurgia Ortopédica da Universidade Duke e pesquisador sênior do Centro de Envelhecimento Duke, Corey Simon, afirma: “a pesquisa é muito, muito escassa no que se refere a banhos frios em si”. Porém, os especialistas têm noção de por que os banhos frios podem funcionar, baseado nas evidências científicas e anedóticas disponíveis.


Pessoa praticando crioterapia na Lapônia, Suécia (Foto: reprodução/Roberto Moiola/Sysaworld/Getty Images Embed)


Para Corey Simon, a maioria dos benefícios dos banhos frios vem do processo psicológico de adaptação e superação de um estressor. Nesse caso, o estressor seria a água fria.

As pessoas não passam de zero a 60 em banhos frios. Elas geralmente precisam se acostumar com eles, então há o elemento de o seu corpo ser capaz de controlar estar em um ambiente estressante“.

Corey Simon

As colocações de Simon baseiam-se em um estudo de outubro de 2022, publicado na revista “Current Psychology”. Nesse estudo, participantes que tomaram banho a uma temperatura entre 10 a 14 graus Celsius por até um minuto diariamente durante duas semanas, relataram níveis de estresse mais baixos do que o grupo de controle.

Os participantes também fizeram algumas técnicas de respiração, envolvendo respiração profunda, exalando e retendo ar, antes do banho. Nessa situação, os benefícios foram mais intensos ainda.

Nem todas as pessoas estão indicadas aos banhos frios

Simon alerta que pessoas com problemas cardiovasculares, problemas circulatórios, neuropatias, diabetes, mulheres grávidas e pessoas recém operadas devem falar com um médico antes de aderir aos banhos frios.

Para os especialistas, quem quer começar a tomar banhos frios e foi liberado pelo médico, deve começar devagar. Comece a transição da água quente para a morna, e de morna para fria. O mesmo vale para a exposição. Comece com uma exposição de 15 a 30 segundos e observe a reação do corpo.

Aliado a uma boa alimentação, hidratação, atividade física e bom sono, o hábito do banho frio pode ajudar na melhoria da saúde no geral.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile