Pré-diabetes: o que é e como identificar

Rhayra Hallen Por Rhayra Hallen
3 min de leitura
Mulher mede o nível de glicemia no sangue (Reprodução/FRANCK FIFE/AFP via Getty Images Embed)

A pré-diabetes é o estágio que antecede a diabetes, apontada por altos níveis de glicose no sangue, mas não tão extremos ao ponto de ser uma condição permanente.

Pode ser vista como um pedido de socorro do corpo humano. Um alerta de que algo mais grave pode acontecer se não forem tomados os devidos cuidados. Algumas formas essenciais para retroceder o quadro são: controle da alimentação, medicamentos recomendados exclusivamente pelo seu médico e exercícios físicos.


Sintomas

A pré-diabetes é silenciosa, nem sempre manifesta sintomas. É importante estar sempre com o hemograma atualizado para acompanhar qualquer eventualidade. No estágio em que ela aparece, a glicemia ainda não chegou no ponto de causar necessidades físicas como na doença crônica, onde os pacientes sentem necessidade de urinar constantemente, aumento de fome, fraqueza, fadiga, náusea, vômitos, entre outros.

“O grande perigo do pré-diabetes é que é uma condição silenciosa, ou seja, o paciente não tem sintomas nessa fase. No entanto, algumas pessoas com pré-diabetes já podem desenvolver complicações típicas do diabetes, como complicações na visão e formigamentos nos pés e nas mãos”, afirma Tarissa Petry, médica endocrinologista no Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em entrevista à CNN.
Ela reforça também a importância de pessoas com tendências para diabetes, como os obesos, os que estão no sobrepeso ou com histórico familiar, fazerem exames de acompanhamento frequentemente.

Identificação

Já que os sintomas surgem quando as coisas no organimo estão mais complexas, é preciso estar atento aos sinais. O rastreamento de Diabetes deve começar a partir dos 35 anos de idade. Exames como a glicemia em jejum, teste de tolerância à glicose oral (a curva glicêmica) e hemoglobina glicada são ideais para o diagnóstico.

Tratamento


Ozempic, remédio bastante utilizado para emagrecimento não saudável (Foto: Reprodução/ George Frey/Bloomberg via Getty Images Embed)


Como contextualizado anteriormente, a pré-diabetes é reversível e deve ser tratada com exercícios físicos e alimentação saudável, evitando comidas com alto nível de gordura e açúcar. Caso o paciente não consiga acompanhar as instruções, pensa-se numa maneira de intervenção medicamentosa. O Ozempic, conhecido pela polêmica recente em que está sendo usado como emagrecedor, faz parte dos medicamente cogitados.

Seguir
Rhayra Hallen é estudante do último período de Jornalismo, apaixonada pelo universo da comunicação e atua atualmente como redatora, assistente de comunicação e social mídia
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile