Após a demissão de Pedro Caixinha nesta segunda-feira (14), o Santos evoluiu nas negociações para contratar Jorge Sampaoli como novo treinador. Atualmente, Sampaoli está sem clube e reside no Rio de Janeiro.
Anteriormente, a diretoria entrou em contato com Tite, Dorival Jr. e Luís Castro, mas as conversas não foram bem sucedidas. Tite noticiou o Santos que há a possibilidade de trabalhar fora do Brasil. Dorival não aceitou comandar o Santos, ele ainda processa a sua demissão da seleção brasileira, mas ficou satisfeito pelo interesse.
Primeiro contato
Nesta segunda- feira (14), ocorreu uma reunião virtual entre a diretoria do Santos e Sampaoli, sem envolver as questões burocráticas. A conversa foi positiva para ambas as partes, com desejo implícito na possível contratação do técnico argentino.
Apesar de Sampaoli ser reconhecido por exigir elenco caro e do temperamento difícil de lidar no cotidiano, Marcelo Teixeira, presidente do clube, está contente pela volta do técnico. O técnico argentino também está disposto a retornar ao comando do time paulista.
Com a opção definida, o Santos começa a alinhar o acordo financeiro pela contratação de Sampaoli, que é um treinador com custo elevado.
Sampaoli no jogo entre Santos e Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro em 2019 (Foto: reprodução/Miguel Schincariol/Getty Images Embed)
Entrevista coletiva
Será realizada uma entrevista coletiva na Vila Belmiro pelo Pedro Martins, CEO do clube, nesta terça-feira (15), às 15h. A expectativa é que ele forneça mais detalhes sobre a negociação.
O time santista treina hoje durante a tarde no CT Rei Pelé. O Santos joga nesta quarta-feira (16), contra o Atlético Mineiro, às 21h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Sampaoli no comando do Santos
O técnico argentino treinou o Santos em 2019, quando foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro. Teve 35 vitórias, 14 empates e 15 derrotas em 64 partidas, com 102 gols marcados e 55 gols sofridos.
Sua demissão foi decorrente da má campanha nos outros campeonatos na disputa do mata-mata. No Campeonato Paulista, foi eliminado pelo Corinthians na semifinal, já o Atlético-MG foi quem eliminou o clube na Copa do Brasil pelas oitavas de final. O time também foi eliminado precocemente na Copa Sul-Americana na primeira fase com o empate por 1 a 1 contra o River Plate, do Uruguai.
Na temporada seguinte, Sampaoli foi técnico do Atlético Mineiro, e em abril de 2023 foi o treinador do Flamengo. Rennes, da França, foi o seu último clube, onde ficou por pouco tempo. Em dez jogos, teve sete derrotas e apenas três vitórias.
Matéria escrita por Giovanna Lara.