Após o estrondoso sucesso do ChatGPT, plataforma movida a inteligência artificial que responde a perguntas complexas e é capaz até de escrever artigos para jornais, criado em novembro do ano passado, a sua criadora OpenAI deve lançar em breve uma versão paga para uso profissional.
Conforme renomados sites como Engadget e Business Insider reportam, a empresa criou uma lista de espera para quem quiser se cadastrar e, quando o recurso estiver disponível, utilizar sua versão turbinada.
ChatGPT foi criado em 30 de novembro de 2022. (Reprodução/Twitter)
Segundo a empresa OpenAI, na versão paga, o ChatGPT estará disponível 24 horas por dia, não terá limitações de mensagens trocadas e funcionará de maneira lisa, sem “engasgos”, no entanto, a criadora deixa claro que ainda se trata de um uso experimental. Não foi divulgada uma data para o lançamento da novidade, nem o valor que será cobrado dos usuários.
A empresa já parece ter algumas injeções de investimento garantidas: segundo fontes anônimas informaram à Semafor, só seria inviável mantê-la 100% gratuitamente. Segundo a Reuters divulgou, a OpenAI tem expectativa de fazer US$ 200 milhões em receita neste 2023, com planos de aumentar o montante para US$ 1 bilhão em no próximo ano, em 2024.
Outras fontes trazem informações à Semafor de que a Microsoft deve investir US$ 10 bilhões na empresa (após já ter investido US$ 1 bilhão anteriormente), e também já estuda utilizar o ChatGPT em seus aplicativos do pacote Office, além de incorporá-lo ao navegador de busca, o Bing.
Ainda restam dúvidas, porém, sobre o quão útil de fato será o ChatGPT para a maior parte das pessoas, depois que a curiosidade inicial passar. Segundo o Engadget, escolas e até uma conferência de inteligência artificial já baniram o uso do chatbot, temendo que seja usado para “escrever” textos artificialmente.
Foto Destaque: ChatGPT. (Reprodução/Twitter)