Roubos de contas do WhatsApp são uma ocorrência frequente. Talvez você mesmo tenha sido vítima ou conheça alguém que tenha sido. Para identificar e recuperar uma conta do WhatsApp que foi clonada, aqui vão algumas orientações.
Restauração de Conta
Comece abrindo o aplicativo, seja ele o WhatsApp tradicional ou o WhatsApp GB, e verificando se suas conversas estão visíveis. Se o dispositivo exibir uma mensagem dizendo que não foi possível verificar o telefone, isso pode ser um indicativo de que sua conta foi roubada.
Siga essas etapas:
- Se a verificação de duas etapas (uma medida de segurança adicional) não foi configurada previamente:
- Tente registrar novamente sua conta do WhatsApp em um dispositivo móvel. É importante usar a mesma linha de telefone que estava vinculada à sua conta do WhatsApp.
- Insira seu número de telefone conforme solicitado pelo aplicativo. Você receberá um código de 6 dígitos via SMS. Esse código não deve ser compartilhado com ninguém, pois é uma chave de autenticação usada para permitir o acesso apenas ao dono do número.
- Digite o código recebido. O invasor perderá acesso à sua conta. Se a autenticação de dois fatores estiver ativa, será necessário também inserir o PIN, que é outra senha numérica de 6 dígitos.
Se você esquecer essa senha, será necessário aguardar 7 dias para poder utilizar o aplicativo novamente. Entretanto, durante esse período, o invasor também não terá acesso à sua conta.
“O WhatsApp irá alertá-lo se outra pessoa tentar registrar uma conta com seu número de telefone”, conforme informado no site da plataforma.
Comunique a Empresa
Se não for possível recuperar o acesso ao aplicativo após a clonagem, você deve entrar em contato com o suporte do WhatsApp através do site oficial, preenchendo os campos necessários e confirmando.
Outra opção é enviar um email para support@whatsapp.com com o seguinte assunto e corpo de texto: “Perdido/Roubado: Estou entrando em contato para solicitar a desativação da minha conta”. Não esqueça de informar o seu número de telefone no formato internacional: +55, o DDD da sua região e o número do celular.
Este processo pode levar alguns dias. Uma vez desativada, você terá 30 dias para reativar sua conta.
Desconecte aparelhos vinculados ao seu WhatsApp
Em caso de roubo do perfil, é necessário desvincular os dispositivos que estão conectados ao WhatsApp Web ou à versão desktop da plataforma.
No Android:
- Abra o app e clique nos três pontinhos no canto superior da tela;
- Selecione a opção “WhatsApp Web”;
- Veja os itens que estão conectados e, caso não reconheça algum, desconecte-o.
No iOS:
- Clique em “Configurações” na sua conta no WhatsApp;
- Vá no item “Aparelhos conectados” e confira se existem conexões que você não reconhece;
- Clique em cima de cada item e selecione “Desconectar” se achar necessário.
Para mais dicas e sobre curiosidades do mundo tech acesse nossa categoria de tecnologia.
Foto Destaque: Montagem de ícons do WhatsApp. Reprodução/Freepik