No último dia 30, Elon Musk apresentou em evento o protótipo do seu robô, o ‘Optimus’. O bot humanoide de Musk ganhou nome de Optimus, em referência ao líder da franquia de filmes Transformers.
No evento AI DAY deste ano, que ocorreu no dia 30 de setembro o robô humanoide de Elon Musk operou sozinho pela primeira vez e foi apresentado preço que cada robô da Tesla pode custar em torno de US$ 20.000., o equivalente a mais de R$100 mil em conversão direta.
Na primeira apresentação subiu ao palco um robô com as engrenagens a mostra, e fez passos de dança, com uma apresentação cautelosa, sem seguida uma versão mais completa também subiu ao palco e acenou para as pessoas presente, mas é visível que o projeto ambicioso do bilionário Musk ainda tem muito etapas a serem feitas, ate que esteja realmente disponível no mercado.
Porém, os bilionários deixaram claro que o evento era puramente técnico e seu objetivo com o evento é recrutar engenheiro para trabalhar no projeto. “Observe que este evento é destinado ao recrutamento de engenheiros de IA e robótica, portanto, será altamente técnico, bem como engenheiros avançados de chips e supercomputadores para treinamento e inferência de última geração”, disse o presidente da Tesla.
Exempo do como deve se ro projeto final do Optimus. (Reprodução/Twitter Elon Musk)
A Tesla está desenvolvendo a próxima geração de automação, incluindo um robô humanóide de uso geral, bipedal, capaz de executar tarefas inseguras, repetitivas ou chatas.
“Estamos procurando engenheiros mecânicos, elétricos, de controle e de software para nos ajudar a alavancar nossa experiência em IA além de nossa frota de veículos” diz comunicado no site da Tesla.
Sobre o medo das pessoas do Optinus se revoltar conta humanos Munk disse que seu robô está sendo construído para obedecer humanos, e que não consegue ser superveloz, como no filme Eu, Robô.
A ficha técnica do novo empreendimento de Elon Musk, seu robô tem 1.76 metros, 56kg e material de liga leve, oito câmeras de piloto automáticos na cabeça, que também acopla os carros da empresa No evento deste ano foi apresentado que a bateria do humanoide será 2,3 kWh, funciona em um Tesla SoC e possui conectividade Wi-Fi e LTE
Foto Destaque: Apresentação do Optimus, no evento AI DAY. Reprodução/Twitter Tesla