COP28 marca planejamento contra crises climáticas

Renato Lagoas Por Renato Lagoas
3 min de leitura

A Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, encerrou com a adoção da Declaração de Dubai, uma série de compromissos robustos para lidar com a crise climática. Realizado de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, o evento reuniu líderes mundiais, especialistas e representantes da sociedade civil, focando em medidas necessárias para conter as mudanças climáticas.

Acordo que visa a transição energética

Durante a COP28, os representantes concordaram com um acordo climático que destaca a necessidade urgente de abandonar os combustíveis fósseis para atingir emissões líquidas zero até 2050. Contudo, o texto final evitou mencionar explicitamente uma “eliminação progressiva” dos combustíveis fósseis, devido à oposição significativa de nações, como, a Arábia Saudita, parte da OPEP, enquanto destacou a redução progressiva no uso do carvão.


Video de divulgação do evento (Vídeo: reprodução/Youtube/COP28 UAE)


Divisões e compromissos

Apesar dos avanços notáveis, a COP28 foi marcada por divergências entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Enquanto os primeiros pressionavam por objetivos mais ambiciosas, os últimos argumentavam que as metas já eram desafiadoras. Ainda assim, a conferência foi reconhecida como um passo significativo, representando um compromisso político para ações mais ambiciosas na redução de emissões e na proteção climática.

O documento final, a Declaração de Dubai, reafirmou o compromisso de limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e estabeleceu metas como alcançar emissões líquidas zero até 2050, reduzir emissões de metano e investir em tecnologias climáticas e infra-estruturas resilientes.

A COP28 testemunhou anúncios significativos de várias nações, como o plano climático dos EUA de US$600 bilhões, novas metas climáticas da China e compromissos do Brasil para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Esses anúncios destacam a importância do evento para catalisar ações concretas na luta contra a mudança climática.

Embora a COP28 represente um marco crucial, é evidente que mais esforços são necessários. O desafio agora reside na implementação efetiva das metas estabelecidas e na colaboração contínua entre as nações para garantir que as promessas feitas se transformem em ações reais. A busca pela neutralidade climática requer ação concertada e imediata de todos os setores da sociedade global.

 

Foto destaque: Fotos do evento (Reprodução/COP28 UAE)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile