Pela primeira vez, duas startups brasileiras estão participando da final do evento SXSW que encontra-se na 15° edição, as datas do evento já estão definidas e ocorrem entre 10 e 19 de março. O evento acontecerá na cidade de Austin localizado no Estado do Texas, Estados Unidos.
O SXSW PITCH 2023 terá a participação de 40 empresas, sendo 20 empresas no sábado e mais 20 no domingo. As startups são da área de tecnologia e representam oito categorias distintas, nos dois dias de apresentações ao vivo para um público que irá participar do SXSW, que inclui a mídia de alto nível, investidores de capital e um painel de jurados especializados.
Os juízes desta edição foram escolhidos a dedo para determinar a viabilidade das startups com base nas experiências que adquiriram no mercado. A lista de juízes inclui magnatas da indústria como Jaqueline Jennings (Raven Indigenous Capital Parthers) – ela é coach de empreendedores, consultora de startups e facilitadora de grupo comumente chamada de Biz-Witch. Stacy Feld (Johnson & Johnson) Mingu Lee (Cleveland Avenue) Trish Costello (Portfolia), Kay Koplovitz (USA Networks) e muito mais.
SXSW Pitch é um Evento direcionado para fomentar as startups em todo o mundo. (Foto: Reprodução/Instagram)
As empresas participantes vêm de todo o mundo, com os finalistas deste ano representando Alemanha, Noruega, Irlanda, Brasil, Taiwan, Emirados Árabes e Londres. As startups falam sobre Inteligência Artificial, Robótica e Voz, Dados empresariais e inteligentes, Entretenimento mídia e conteúdo, Alimentos Nutrição e Saúde, Futuro do Trabalho, Tecnologias Inovadores do Mundo, Metaverso & Web3, Cidades Inteligentes – Transportes e Sustentabilidade, onde surge uma das startup finalistas brasileiras AMA – Agente Ambientais localizada em Curitiba. Já a Lyga concorre na categoria que fala sobre o Futuro do Trabalho. A Lyga está localizada em São Paulo.
Um vencedor será premiado por categoria durante a cerimônia de premiação do SXSW Pitch no domingo dia 12. O projeto mais promissor do evento 2023 receberá o prêmio Best in Show.
Capa Destaque: O Evento conta com a participação de duas startups brasileiras pela primeira vez Foto: Reprodução/Instagram.