Google lança recurso de transparência para anúncios na web

Mateus Lima Por Mateus Lima
3 min de leitura

Um novo recurso que fornece informações sobre as publicidades em suas plataformas foi anunciado pelo Google nesta quarta-feira (29). Com a ferramenta, o usuário pode ver informações sobre a empresa que faz anúncios de produtos e serviços no buscador, no Google Discover e no YouTube

Além disso, é possível saber as áreas onde os anúncios são vistos, a última vez que foram rodados e o seu estilo. “Se você está vendo um anúncio de uma marca de cuidados com a pele que esteja interessado, mas não reconhece a empresa ou se está curioso para saber se reconhece outros anúncios dessa marca, é possível verificar nessa ferramenta”, revelou o Google.

O recurso de transparência para anúncios na web faz parte do compromisso do Google de tornar a publicidade online mais transparente e responsável. Segundo a empresa, o objetivo é dar aos usuários mais controle sobre os anúncios que recebem e ajudá-los a tomar decisões informadas sobre quais anúncios interagir. 

O Google afirma que o recurso de transparência está sendo lançado gradualmente e estará disponível para todos os usuários em breve. A empresa também está trabalhando com outras organizações e reguladores para criar padrões globais de transparência e responsabilidade na publicidade online.

De acordo com o relatório de segurança de 2022 do Google, foram excluídos mais de 5,2 bilhões de anúncios que violavam suas políticas, 2 bilhões a mais do que em 2021. A empresa ainda reduziu 4,3 bilhões de anúncios e interrompeu 6,7 milhões de contas de anunciantes.


Ferramenta do Google revela dados sobre anúncios aos usuários. Foto: Reprodução/Google


Saiba como funciona

  1. Toque nos três pontinhos ao lado de um anúncio nas plataformas do Google para ver o “Minha Central de anúncios”; 
  2. Nesta aba terá os dados do anunciante e se ele tem verificação; 
  3. Nessa tela, o usuário pode avaliar o anúncio, impedir que ele apareça ou reportar se ele desrespeita a política da empresa, e ainda controlar a quantidade de anúncios da mesma categoria.

 

Foto destaque: Sede do Google. Reprodução/Tecnoblog

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