A Intel anunciou na última terça-feira (4) a nova linha de processadores Alder Lake a qual consta com 22 novos chips e promete ser mais rápida que o chip M1 da concorrente Apple.
O preço da tecnologia varia de acordo com sua habilidade em administrar tarefas, cujo preço dos mais básicos inicia em US$ 50 e o de maior potência chega a US$ 500. O dispositivo de maior destaque e carro-chefe da nova linha é o Core de 12ª geração para notebooks, disponível nas séries H, P, e U. Os chips são a promessa de inovação da Intel para alinhar alto desempenho com baixo consumo de energia: uma combinação excelente para os usuários de notebooks.
Gregory Bryant, vice-presidente da Intel, mostrando um chip da empresa. (Foto: Reprodução/Paul Morris).
A expansão da linha de processadores é uma resposta direta às empresas concorrentes, como a Apple que adquiriu os chips M1 de tecnologia ARM de 5nn. Desde então, muitos rumores especulavam o fim da soberania da Intel sobre o mercado, entretanto, é esperada a regressão das especulações a esse respeito após o anúncio do lançamento.
Segundo os representantes da Intel, o dispositivo Core i9-12900HK supera a rapidez e desempenho do M1 Max da Apple na execução de softwares pesados, como Premiere Pro e AutoCAD. Além de bater de frente com o processador da concorrência, a tecnologia vem com suportes tecnológicos atuais, como o Wi-Fi 6E e o Thunderbolt 4.
Os primeiros notebooks produzidos para os chips Core de 12ª geração serão anunciados na próxima edição da Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas. O evento tem início na data de hoje (5) e vai até o sábado (8).
A CES é um seminário profissional realizado anualmente, cujo objetivo é expor feiras internacionais de eletrônicos. Os produtos anunciados são mera exposição para possíveis patrocinadores, não sendo aberto ao público de modo geral.
Foto de destaque: Reprodução/Tudo Celular.