O plano de encurtar o itinerário entre São Paulo e Rio de Janeiro deu mais um passo para ser tirado do papel. A empresa TAV Brasil, responsável pelo trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro, recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para avançar com o projeto. O contrato de adesão foi assinado na última quarta-feira (1º/3).
Com o contrato assinado, agora o próximo passo é contratar uma empresa para realizar o estudo de impacto ambiental (EIA) da obra. Etapa necessária que para que o Ibama. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) faça a liberação do projeto.
Enquanto esse passo não acontece, a iniciativa já está em busca de empresas estrangeiras que queira investir no projeto, o custo será de cerca de R$ 50 bilhões. Segundo o diretor-presidente da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, as próprias empresas estrangeiras entraram em contato demostrando interesse em investir no projeto.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>TAV Brasil conversa com empreiteiras na tentativa de tirar do papel o trem de alta velocidade entre São Paulo e o Rio de Janeiro <a href=”https://t.co/FS1MTwZOTc”>https://t.co/FS1MTwZOTc</a></p>— Pequenas Empresas (@peqempresas) <a href=”https://twitter.com/peqempresas/status/1632003991201538049?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 4, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
TAV Brasil está em busca de empresas estrageiras que queiram investir no projeto. (Reprodução/Twitter)
Figueiredo acompanha o projeto desde o início, quando foi diretor na ANTT no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, e no mandato de Dilma Roussef assumiu a presidência da empresa responsável por licitar o projeto do trem de alta velocidade, a Etev. Na época, a iniciativa não avançou.
Agora como diretor da empresa responsável pelo projeto, Figueiredo conseguiu mais um passo para avançar na iniciativa. Para o diretor-executivo, é necessário realizar algumas alterações no projeto inicial. Uma delas é que no projeto anterior previa que o trem de alta velocidade passaria por dentro de São Paulo, já nesse novo projeto não há essa previsão, pois optaram por buscara parcerias para realizar os trajetos dentro dos centros urbanos. “Essa é uma questão que está resolvida. Não entraremos dentro dos centros urbanos, mas buscaremos parcerias. A partir destes pontos, podemos negociar conexões com outras redes, ou eventuais construções de ramais”, informou Figueiredo.
Outra mudança será na quantidade de paradas do trem de alta velocidade, que foi cortado pela metade, mantendo assim a ideia de oferecer um transporte rápido aos usuários do trem de alta velocidade, onde a distância de 378 km poderá ser feita em 1 hora e 30 minutos e com uma velocidade de 350 KM/H. O projeto prevê a passagem do trem-bala por São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro.
Foto destaque: Trem de alta velocidade prevê o trajeto São Paulo até o Rio de Janeiro em 1 hora e 30 minutos. Reprodução/Twitter