Um suv de estilo seria bem vindo no Brasil

Marcos Alexander de Araújo Por Marcos Alexander de Araújo
10 min de leitura

Um modelo fabricado pela Hyunday vendido nos EUA tem qualidades de um carro de luxo porém preço popular. Trata-se do Palisade um modelo lançado em 2020 para substituir o Santa fé, é um SUV de três fileiras com capacidade para até oito pessoas e 5 metros de comprimento, é considerado de tamanho médio no EUA, mas grande no Brasil. O modelo entra na linha 2023 com algumas mudanças significativas.

Um design completamente novo contando com recursos tecnológicos que mimam o motorista como: aquecimento dos bancos, massagem Ergo Motion que ajuda o motorista em viagens longas.

Embora fora projetado para uma vida familiar agitada oferecendo tantos recursos, ainda não é considerado um carro de luxo, mesmo surpreendendo pela qualidade dos materiais, acabamento e detalhes que chamam a atenção, fatos que elevam seu patamar a preço mediano.

A Hyunday inovou muito trazendo recursos avançados como: assistência ao motorista, tecnologia que recebe atualização com conectividade Wi-Fi hotspot – uma novidade para a marca. Há também carregamento de celular aprimorado, reconhecimento de voz refinado, navegação de alta resolução de 12,3 polegadas e um espelho retrovisor digital, outra novidade para a marca coreana. A gama de versões também se expande para incluir o robusto XRT.

Apesar do modelo oferecer tudo de bom há uma pesada concorrência trabalhando em paralelo, o Kia Telluride que divide a mesma plataforma que oferece o mesmo desempenho e um acabamento mais sofisticado, porém com um preço mais em conta.

Outro concorrente forte é o Nissan Pathfinder com preços semelhantes mas sem a mesma qualidade do Hyunday Palisade.

Há concorrentes fortes: Entre eles o Honda Pilot, com qualidades semelhantes e um rodar notavelmente suave, Volkswagen Atlas, Toyota Highlander e Subaru Ascent, ambos modelos não estão a venda por aqui.

O SE básico com tração dianteira custa US$ 36.245, o SEL custa US$ 39.245. O novo acabamento XRT custa US$ 41.545. No nível superior o Limited sai por US$ 47.795 e o Calligraphy, US$ 50.195. Todas as opções podem trazer opcionalmente tração integral, por US$ 1.900 adicionais.

O modelo da Hyunday não é a opção mais interessante do segmento mas se destaca pela quantidade de equipamentos e recursos a um preço interessante, até o modelo de entrada é muito confortável e bem equipado podendo ser uma excelente opção para as famílias que desejam fazer a viagem dos sonhos sem se preocupar.

O capricho do acabamento do Palisade chama atenção                                             Foto: Reprodução/pexls

 Os recursos de série sobre segurança são muitos e incluem monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego traseiro e frenagem, aviso de distância em marcha à ré, alerta de ocupante do banco traseiro, assistência de manutenção e acompanhamento de faixa, aviso de atenção ao motorista, assistência de saída segura e frenagem de emergência à frente que reconhece pedestres e ciclistas, juntamente com o tráfego que se aproxima ao virar. Esse é um número impressionante de recursos de segurança padrão, o que ajuda a tornar o até o acabamento mais básico do Palisade uma grande oferta.

Desempenho

É possível rodar em velocidades elevadas sem perder potência. O Kia Telluride compartilha o mesmo conjunto motriz e oferece desempenho semelhante, enquanto o Nissan Pathfinder e o Honda Pilot têm menos potência, contando com 280 e 284 cv respectivamente. Ambos modelos superam o Atlas da Volkswagen em potência, a qual começa com quatro cilindros, porém também oferece menos potência V6 de 276 cv.

O modelo consegue alcançar grandes resultados sobre terrenos acidentados mesmo não sendo esse seu objetivo, graças ao seletor de modo de condução oferece os modos Comfort, Eco, Sport e Smart para adaptar a condução e o manuseio às condições que encontram no caminho.

Consumo

Equipado com tração dianteira, o Palisade faz 8 km/l na cidade, 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na média. Com tração integral o consumo fica em 8 km/l, 10,6 km/l e 8,9 km/l, respectivamente.

O ponto negativo para o modelo é não oferecer uma versão híbrida, fato que alguns concorrentes disponibilizaram como: o Toyota Highlander Hybrid alcança impressionantes 14,9 km/l combinados, e o Ford Explorer Hybrid com tração traseira atinge 11,5 km/l combinados.

Segurança e confiança

O Hyundai Palisade 2023 ainda não foi classificado pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) nem pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), mas o ano de 2022 foi e provavelmente será semelhante. Esse modelo recebeu uma classificação de cinco estrelas da NHTSA e uma classificação Top Safety Pick+ do IIHS, a mais alta para ambas as organizações no quesito proteção aos ocupantes.

Recursos de segurança não faltam, incluem monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego traseiro e frenagem traseira, aviso de distância de estacionamento traseiro, alerta de ocupante do banco traseiro, assistência de manutenção e acompanhamento de faixa, aviso de atenção ao motorista, assistência de saída segura, assistência de condução em rodovia, oscilação de reboque controle e frenagem dianteira de emergência, com detecção de pedestres e ciclistas, além de tráfego em sentido contrário ao fazer curvas em cruzamentos.

Um recurso muito procurado é o multimídia- Uma tela sensível ao toque de de 12,3 polegadas é padrão em toda linha. É um sistema simples com menus bem organizados, fato que ajuda a reduzir a distração do motorista. Navegação é Android Auto e Apple CarPlay, com a capacidade de conectar dois dispositivos simultaneamente. Manter todos carregados é fácil com três portas de carregamento USB na primeira fileira e duas na segunda. Portas duplas na terceira fila são padrão nos acabamentos superiores. Todos, exceto o acabamento de base, possuem um carregador sem fio.

Opcional no SEL e padrão nos acabamentos Limited e Calligraphy é o sistema de áudio Harman Kardon, de 630 watts e 12 alto-falantes. Um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e head-up display estão disponíveis nos acabamentos superiores. A grande tela sensível ao toque padrão oferece mais otimização ao sistema, podendo fazer uma seleção de tela mais precisa.

A oferta de espaço é grande oferecendo 108 centímetros de espaço para as pernas na segunda fila, superando a maioria dos rivais.

Assentos para oito ocupantes é padrão no SE básico e opcional no SEL,  nas demais configurações a capacidade máxima é de sete ocupantes. Na versão de entrada o estofamento é em tecido, mas os acabamentos em couro legítimo e sintético tornam-se padrão à partir dos modelos acima aproximando-se do território do luxo.

Os materiais usados na cabine são atraentes em todas as versões, e entre equipamentos de destaque estão os assentos com aquecimento nas três fileiras e a segunda, podendo ser movida para frente ou para trás ao toque em um botão, facilitando o acesso à última fileira.

O Palisade é um SUV espaçoso preparado para gerenciar a vida familiar. Há 510 litros no porta-malas quando a terceira fila de bancos está erguida e rebatida o volume sobe para 1.296 litros. Quando apenas os bancos da frente operam há 2.446 litros disponíveis.

O grande console central do modelo acomoda itens menores fora da  vista enquanto o armazenamento sob o piso na área de carga oferece um local de armazenamento oculto. Com exceção do SE, todos os acabamentos possuem abertura elétrica do porta-malas, com ajuste de altura programável, fato que facilita o carregamento de carga quando as mãos estão ocupadas.

O modelo da Hyundai embora pareça um modelo de luxo ainda está longe dessa posição mas cumpre seu papel.  A qualidade dos materiais, design agradável e bom nível de equipamentos, o elevam a outro nível e outro ponto a favor é o  preço atrativo que o torna um opção bastante interessante.

A Hyundai tem uma missão de agregar qualidade e segurança em seus produtos e tem uma reputação a zelar, e o Palisade conseguiu isso, com uma gama de versões recursos e acabamentos , sendo veículo ideal pra as famílias que buscam conforto com um preço atraente para os bolsos.

Imagem destaque: Lançamento do Hyundai Palisade no salão do automóvel                       Foto: Divulgação/Hyundai

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile