Eficiência e confiança na Inteligência Artificial deriva de sua transparência

Esther Feola Por Esther Feola
3 min de leitura
Foto Destaque: empresa IBM (reprodução/instagram/@linnkezer)

A solução para fazer com que mais pessoas confiem em novas tecnologias, como a IA generativa, é a transparência. Essa é a posição de 82% dos CEOs brasileiros, conforme pesquisa divulgada pela IBM (International Business Machines Corporation).

Destes, 62% apoiam que é preciso haver um controle para esta IA desde o princípio, e não apenas quando for executada, a fim de que a ética, conformidade regulatória e transparência ocorram desde o princípio.


IBM trabalha para o uso da IA, em especial em corporações
IBM trabalha para o uso da IA, em especial em corporações (Foto: reprodução/instagram/@ibm)

The CEO Study

O The CEO Study 2024 ocorreu com 3.000 CEOs, de mais de 30 países e 26 indústrias. É ressaltado ainda que, a IA generativa mais avançada será o diferencial, e a vantagem de uma empresa para sobre a outra, conforme 51% dos CEOs do Brasil.

Ademais, o sucesso de sua implementação proverá devido à cultura da empresa, e a concordância e engajamento do público, segundo 74% dos executivos brasileiros. Caso os funcionários e o público não concordem com o uso desta IA generativa, a tecnologia e técnicas utilizadas não importarão. Por isso a importância de gerar mudanças positivas quanto ao uso da IA.

Apesar de já existir equipes com conhecimento e habilidades para inserção desta tecnologia na empresa de 57% dos altos executivos, 59% relataram complicações na contratação de pessoas para preencher estes cargos.

Inclusão da IA no Brasil no próximo semestre

Durante o próximo semestre, 78% das empresas brasileiras continuaram a transformar suas empresas e, para manter sua vantagem competitiva, 68% destes CEOs decidiram correr mais riscos.

Marcelos Flores, gerente geral da IBM Consulting Brasil, comenta que a implementação da IA no mercado brasileiro é uma forma de intensificar a produtividade de seus negócios, bem como sua competência; desta forma, não se trata mais da fase de testes.

Ao mesmo tempo em que se tenta compreender como esta tecnologia pode ajudar as empresas, a fim de alcançar novos patamares de ROI, a falta de controle, os problemas para integração, a dificuldade de dados e a limitação de práticas é uma obstrução excessiva para que a IA seja utilizada.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile