Samsung supera a Apple como líder global de vendas de celulares

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
3 min de leitura
Foto destaque: logo da Apple (Reprodução/Gary Hershom/Getty Images Embed)

Após uma queda de 10% nas remessas no primeiro trimestre do ano, a Apple perdeu o posto de maior fabricante de celulares para a Samsung. A Apple foi prejudicada pela forte concorrência das fabricantes com sistema Android. Os dados foram revelados por uma pesquisa realizada pela IDC e divulgados no último domingo (14).

Outro dado interessante mostrado pela pesquisa, é que as remessas globais de celulares aumentaram em 7,8%, alcançando a marca de 289,4 milhões de unidades durante o período de janeiro a março. A Samsung liderou o mercado, registrando uma participação de 28,8%.

Apple vem de momento de alta

A queda da Apple vem após um momento de alta da marca, quando a fabricante teve um forte último trimestre de 2023 e ultrapassou a Samsung como principal fabricante do setor no mundo.

A queda de participação de mercado da Apple ocorre em um momento em que a marca, que atualmente registra 17,3% de participação de mercado, vem perdendo espaço para fabricantes chinesas como a Xiaomi, uma das maiores empresas chinesas, que teve uma participação de mercado de 14,1% durante o primeiro trimestre deste ano.

Um ponto que pode ter ajudado a Samsung, é que a fabricante recentemente lançou o mais novo celular de sua principal linha, a série Galaxy, com o modelo S24, lançado no início do ano e que vendeu mais de 60 milhões de unidades durante o primeiro período do ano. A Samsung, no entanto, tem a vantagem de possuir uma linha de celulares mais ampla, que vai desde celulares mais básicos até tops de linha mais poderosos.


Modelo S24 o mais recente lançamento da Samsung (Foto: reprodução/Bloomberg/Bloomberg/Getty Images Embed)


Por comparação, a Apple vendeu no mesmo período um total de 50,1 milhões de unidades de seus celulares, um número abaixo dos 55,4 milhões atingidos durante o mesmo período do ano passado. Os números foram fornecidos por uma pesquisa do IDC.

China foi fator

A China pode ter sido um fator para a queda dos números, já que o mercado chinês teve uma queda de remessas de 2,1% em comparação com o último trimestre do ano passado, sendo o terceiro maior mercado para a fabricante norte-americana.

Um fator que também pode ter contribuído para a queda da Apple na China foi que, recentemente a empresa vem enfrentando desafios no país. Empresas governamentais locais têm limitado o uso de aparelhos da Apple por seus funcionários, uma medida que tem sido refletida nas restrições feitas pelo governo dos Estados Unidos aos aplicativos chineses por motivos de segurança.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile