Vasectomia impede homens de terem filhos e pode ser feita pelo SUS

Camilla Oliveira Por Camilla Oliveira
3 min de leitura

Considerada uma das formas de contracepção mais eficientes atualmente, a vasectomia é um procedimento que impossibilita permanentemente os homens de poderem ter filhos através de uma pequena cirurgia, que pode ser reversível. O que poucos sabem é que o procedimento de esterilização pode ser solicitado e realizado gratuitamente através do Sistema Único de Saúde brasileiro, o SUS.

O que é e como funciona?

A vasectomia é um método contraceptivo realizado através de um pequeno procedimento cirúrgico em homens, a intervenção dura cerca de 30 minutos e não é não é necessário internação para realização. O pós-operatório da vasectomia caracteriza-se como tranquilo e o paciente pode retornar as atividades sexuais após uma semana, no entanto, é recomendável a utilização de outros métodos contraceptivos durante três meses pois durante esse tempo ainda é possível que ocorra uma gravidez.

A cirurgia é executada através da aplicação de uma anestesia local no saco escrotal e em seguida um corte de 1 a 2 cm é realizado sem atingir os testículos. Nesse momento o médico identifica os canais que ligam os dois testículos ao pênis, chamados de ductos, que são responsáveis pela passagem dos espermatozoides.

Após esta etapa, o profissional executa um pequeno corte nesses ductos e um fragmento destes são retirados e, ao final, as extremidades desses canais são seladas impossibilitando que os espermatozoides cheguem ao pênis.


Ilustração do procedimento de vasectomia. (Foto: Reprodução/TUASAÚDE)


Vale ressaltar que a cirurgia de vasectomia é um método contraceptivo contra a possibilidade de uma gestação e que não é eficaz contra possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Procedimento pode ser realizado através do SUS

A cirurgia de vasectomia pode ser realizada em qualquer homem que não queira filhos biológicos e a idade mínima para realização do procedimento é de 21 anos e, se caso a faixa etária for inferior, o indivíduo deverá ter ao menos dois filhos biológicos para solicitar a vasectomia.

O método pode ser realizado gratuitamente através do Sistema Único de Saúde, o SUS, basta o homem que necessita realizar a intervenção procurar a Unidade de Saúde mais próxima.

A esterilização pode ser revertida, no entanto o procedimento é realizado apenas em clínicas particulares e nem sempre poderá ser possível.

Foto destaque: Procedimento de vasectomia pode ser realizado pelo SUS. Reprodução/Dr. Leandro Ferro.

Deixe um comentário

Deixe um comentário