Anvisa aprova primeira vacina de dose única contra a dengue

Com aprovação técnica, a Butantan-DV se torna a primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo e já conta com mais de 1 milhão de doses prontas

26 nov, 2025
Eficácia da vacina produzida pelo Instituto Butantan se demonstrou alta | Reprodução/Getty Images Embed/Joe Raedle
Eficácia da vacina produzida pelo Instituto Butantan se demonstrou alta | Reprodução/Getty Images Embed/Joe Raedle

O Brasil alcançou um marco histórico na saúde pública e no combate contra a dengue nesta quarta-feira (26) com a aprovação da Anvisa acerca da vacina contra a doença. Desenvolvida pelo Instituto Butantan, o imunizante Butantan-DV é o primeiro de dose única no mundo contra a dengue.

Com eficácia significativa contra casos graves, o imunizante agora entra na fase administrativa para registro, o que possibilita o registro nos próximos dias. Contudo, a aprovação técnica da vacina já foi realizada pela Anvisa, tornando possível que o governo dê início aos preparativos para a adicionar no Programa Nacional de Imunizações (PNI), mesmo que ainda não haja uma data oficial para o imunizante ser incluído no calendário nacional.

Butantan-DV

O imunizante Butantan-DV é o primeiro de dose única contra a dengue no mundo, com uma eficácia elevada até mesmo para casos mais graves da doença e que requerem internação. Os ensaios clínicos da fase 3 duraram cinco anos, com acompanhamento de voluntários de mais de 14 estados pelo Instituto Butantan. Cerca de 16 mil pessoas participaram dos testes entre 2016 e 2024.

De acordo com os resultados fornecidos pelo Butantan e aprovados pela Anvisa, a vacina representou cerca de 74,7% de eficácia geral para prevenção em pessoas entre 12 e 59 anos, além de uma porcentagem de 91,6% na proteção contra dengue grave ou com sinais de alarme. Já na proteção contra hospitalizações o resultado se mostrou 100% eficaz.

A vacina inclui os quatro sorotipos do vírus da dengue, se destacando também pelo fato de ser eficaz tanto para pessoas que já tiveram dengue quanto para aquelas que nunca foram expostas ao vírus. Outro ponto positivo é que a eficácia da dose única do imunizante foi mantida durante os cinco anos de estudos.


Mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue (Foto: reprodução/Getty Images Embed/LUIS ROBAYO)


Além disso, o fato de que a vacina é administrada em dose única também se mostra eficaz no combate contra a dengue realizado pelo governo. Estudos comprovam que vacinas de dose única têm maior adesão e uma cobertura mais rápida em casos de emergências sanitárias.

Doses prontas

Antes mesmo da formalização regulatória, o Butantan já havia iniciado a produção da Butantan-DV em seus laboratórios. A instituição já dispõe de mais de 1 milhão de doses prontas para disponibilização. Essa produção inicial torna possível uma inclusão mais rápida da vacina ao PNI, após todo o processo administrativo ser finalizado.

Para aumentar a oferta, o instituto também realizou uma parceria internacional com a empresa chinesa WuXi. É previsto que cerca de 30 milhões de doses sejam entregues até 2026, ampliando significativamente a oferta da vacina nos anos seguintes. Apesar da aprovação técnica pela Anvisa, o Ministério da Saúde ainda deve estabelecer uma data para inclusão da vacina no calendário nacional e como será a distribuição da mesma no país.

Mais notícias