Israel bombardeia campo de refugiados em Jabalya

Editoria Imag Por Editoria Imag
3 min de leitura

Nesta terça-feira (31), Israel bombardeou um campo de refugiados em Jabalya, no norte da Faixa de Gaza. As Forças de Defesa Israelenses (FDI) afirmaram que alvos do Hamas foram mortos, entre eles, um membro do alto escalão. O Ministério da Saúde de Gaza, sob comando do Hamas, diz que há 50 mortos e, ao menos, 100 feridos.

Campo de refugiados de Jabalya

O campo de refugiados, que é o maior de Gaza, abrigava cerca de 16 mil palestinos antes do início da guerra, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), que dá assistência ao local. Atualmente, Jabalya está no centro da invasão por terra iniciada por Israel na semana passada. A FDI afirma que túneis subterrâneos utilizados pelo Hamas na região foram destruídos e que muitos terroristas morreram no ataque.


Refugiados palestinos procuram corpos nos escombros (Foto: reprodução/ Fadi Whadi/ Reuters/ G1)


Morte de alto comandante do Hamas

A FDI informou, em comunicado oficial, que um alto comandante do Hamas foi morto no ataque. Ibraim Biari, comandante do Batalhão Central Jabalya, foi um dos responsáveis pelo 7 de outubro, de acordo com Tel Aviv. Ele era procurado desde 2004, quando foi apontado como responsável por um ataque ao porto de Ashdod, que culminou na morte de 13 pessoas. O Hamas, entretanto, nega a morte de Biari.

 

Como ocorreu o ataque

A operação israelense aconteceu através de duas frentes, pela Brigada Givati, ligada a FDI. Inicialmente, um grupo de soldados israelenses entraram em combate com membros do Hamas e, posteriormente, aeronaves lançaram artefatos explosivos ao local. Segundo o porta-voz do Ministério do Interior de Gaza – controlado pelo Hamas, Ayed Al-Bazm, seis bombas atingiram prédios residenciais em Jabalya.

Já Israel afirma que o grupo terrorista estava controlando prédios residenciais na Cidade de Gaza. O grupo palestino diz que civis foram mortos no ataque, informação que não foi confirmada por Tel Aviv.

Foto destaque: palestinos mortos após ataque em campo de refugiados em Jabalya (Reprodução/ Fadi Whadi/Reuters/G1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário