Era pra ter sido um sonho realizado para Ana Clara Benevides, de 23 anos, fã da cantora americana Taylor Swift, se não fosse a onda de calor que acometeu o Rio de Janeiro, bem como boa parte do Brasil. No dia 17/11, no estádio carioca Nilton Santos, o Engenhão, a sensação térmica chegou a inscríveis e inacreditáveis 60ºC. Ana Clara passou mal e não resistiu.
Foto: Ana Clara Benevides, de 23 anos, assistiria o primeiro show de Taylor no Brasil, no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/DCM)
Os laudos preliminares concluídos após o falecimento da jovem de 23 anos apontaram pequenas hemorragias internas e que podem, sim, ter relação com uma alta exposição ao sol, ainda mais em dias mais quentes que o habitual, como foi o caso da forte onda de calor que atingiu algumas cidades brasileiras, principalmente no centro-oeste e sudeste. É importante frisar que a exposição ao sol não é causa determinante, mas um facilitador, e que outros fatores, como doenças cardíacas e auto-imunes, podem contribuir para levar alguém à óbito.
Sinais que podem evidenciar a hemorragia
Silvio Cardenuto, que é médico-assistente do pronto socorro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, afirma que a hemorragia alveolar, condição em que há uma sangramento nos pulmões, como aconteceu com Ana Clara, é de “altíssima mortalidade” e pode acontecer com maior fatalidade em pacientes com doenças no coração, infecciosas, autoimunes e, também, por substâncias tóxicas. Pacientes nessas condições que demonstrarem muita falta de ar e sangue saindo pela boca, devem ser levados imediatamente ao pronto-socorro mais próximo, afirma Silvio. Ainda segundo Cardenuto, casos que têm relação com o calor, como atletas que competem em altas temperaturas e chegam a exaustão, é uma condição conhecida como headstroke: “É um evento desencadeado pelo calor que leva a uma série de mecanismos de autorregulação e a principal manifestação é a neurológica, normalmente a pessoa desmaia, mas ela pode ter tanto complicações renais como a hemorragia alveolar. É um evento cujo gatilho pode ter sido o calor“, explica.
Mal estar
Ana Clara chegou a postar nas redes sociais o seu deslocamento até o Engenhão. Momentos depois, já no estádio, esteve o tempo todo se abanando para tentar espantar o calor. Ela desmaiou no início do show, e muito embora tenha sido socorrida, não resistiu à uma parada cardiorespiratória e faleceu.
Foto destaque: Ana Clara Benevides, de 23 anos, que faleceu antes do primeiro show de Taylor Swift no Brasil (Foto: Reprodução/Ana Maria)