Cuidar da pele não é tarefa fácil. É preciso conhecer o tipo de pele, alergias e produtos específicos. É extremamente comum que erros sejam cometidos, principalmente por iniciantes. Abaixo, estão alguns dos erros mais comuns durante a rotina de skincare.
Falta de proteção solar
Um dos itens mais importantes do skincare é o protetor solar (Foto: reprodução/Pexels/Karolina Grabowska)
Um dos produtos mais básicos da rotina diária de skincare é o protetor solar. Muitos acreditam que só é necessário passar protetor solar se for para ambientes abertos ou somente em dias ensolarados. Isso não é verdade. Além da proteção contra a exposição aos raios UV, o protetor também tem ação contra a luz azul emitida por telas.
É importante saber escolher o protetor solar além do fator de proteção SPF. O recomendado é usar protetores de amplo espectro, que protegem contra os raios UVA e UVB, e também contra o envelhecimento precoce, queimaduras solares, hiperpigmentação, aumento de surtos de acne e piora das marcas já existentes.
As melhores opções são os protetores que contam com o símbolo PA +++, que indica a proteção contra os raios UVA, e um FPS30, no mínimo. A quantidade correta para cobrir todas as áreas expostas do corpo é equivalente a um copo de shot e, para rosto e pescoço, o ideal é passar cerca de três dedos do produto.
Esfoliação em excesso
Esfoliantes devem ser usados apenas uma vez por semana (Foto: reprodução/Pexels/Polina Kovaleva)
A sensação de pele macia após a esfoliação é deliciosa, mas é preciso tomar cuidado com a frequência da esfoliação e dos ativos presentes no produto. O ideal é usar um princípio ativo de cada vez, e incorporar soluções de AHA/BHA duas ou três vezes por semana. Quanto aos esfoliantes em creme com partículas, é recomendado o uso apenas uma vez por semana.
Receitas caseiras
Receitas caseiras precisam ser feitas com muita atenção (Foto: reprodução/Pexels/Polina Kovaleva)
As receitas caseiras para cuidado da pele são ótimas e perigosas ao mesmo tempo. É necessário tomar cuidado com os ingredientes que são usados na pele.
Um dos mais presentes em receitas caseiras é o limão, para clarear a pele. O problema é que o limão é ácido, e se for aplicado após exposição ao sol, pode causar uma reação cutânea chamada fitofotodermatite, o que resulta em queimaduras.
Outros ingredientes como canela e vinagre também precisam ser usados com cautela, pois podem irritar a pele.
Pular a rotina
É importante manter a rotina mesmo com viagens (Foto: reprodução/Pexels/Andrea Piacquadio)
O skincare é um hábito que precisa ser parte da rotina. Em viagens, é comum que o cuidado seja negligenciado, mas as mudanças de temperatura ou exposição ao sol podem comprometer a saúde da pele.
O ideal é levar um kit básico de viagem, com hidratante, protetor solar e um bom gel de limpeza. Máscaras antes e após a viagem também são ótimas opções para preparar e reparar a pele.
Estourar espinhas
Não é recomendado estourar espinhas (Foto: reprodução/Pexels/Anna Nekrashevich)
Espinhas podem ser incômodas, é verdade, e às vezes a vontade é de estourar para se livrar logo. Além das marcas que podem ficar após, estourá-las pode empurrar a infecção para as glândulas sebáceas e outras camadas mais profundas da pele, causando ainda mais espinhas.
O ideal é deixar a espinha quieta e passar algum secativo que contenha peróxido de benzoíla, enxofre ou ácido salicílico. Outra opção são os adesivos para acne, que extraem o pus e a gordura e, ao mesmo tempo, mantêm a pele hidratada. Para diminuir o inchaço e a vermelhidão da espinha, é possível colocar um cubo de gelo em cima por cerca de vinte minutos.
Foto destaque: Conheça os erros mais comuns do skincare (Reprodução/Pexels/cottonbro studio)