O Estado de São Paulo vai decidir no próximo dia 9, a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos, nas ruas e também nas áreas abertas de restaurantes e bares.
Conforme apuração da CNN, no dia 9, o governo do Estado de São Paulo deve liberar o uso de máscaras em ambientes livres. Em relação ao uso de máscaras nas escolas, há expectativa de regra específica. Esta decisão está relacionada ao avanço da vacinação no Estado e também a queda dos índices relacionados a pandemia.
São Paulo chegou ao índice de 88,2% da população vacinada com as duas doses. Esta marca inclui pessoas acima de cinco anos de idade. O Estado já aplicou também, 20,4 milhões de doses de reforço.
Pessoas sem máscaras ao ar livre. Reprodução/Divulgação: grupolumis.com.br
Apenas nesta semana, já foram vacinadas contra a Covid-19 no Estado de São Paulo, mais de 100 milhões de pessoas.
A vacinação infantil já atingiu a marca de três milhões de doses aplicadas. Crianças na faixa etária entre 5 e 11 anos, com pelo menos uma dose da vacina, já formam 67,9% da população e 10% destas crianças, que foram vacinadas com a Coronavac, já receberam a segunda dose. O intervalo entre uma dose e outra é de 28 dias para a Coronavac e 8 semanas para a Pfizer.
O governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), afirmou que “não há uma decisão, mas uma boa expectativa” em relação a liberação das máscaras em ambientes livres. A gestão estadual está monitorando o impacto do carnaval nos indicadores de saúde e aguardando um parecer do Comitê Científico para tomar a decisão final sobre a mudanças das regras. Se tudo correr como esperado, a decisão sobre a flexibilização no uso de máscaras em ambientes livres, será anunciada pelo governo do Estado através de uma coletiva no dia 9 de março.
Foto destaque: Ambiente aberto sem uso de máscara. Reprodução/Divulgação: cnnbrasil.com.br