Câncer colorretal é a causa de 40 mil óbitos no Brasil

Amanda Baroni Por Amanda Baroni
3 min de leitura

Câncer no intestino grosso que afeta cerca de 40 mil pessoas por ano ainda é uma das maiores causas de óbitos no Brasil mas possui tratamento e pode ser evitado. Considerado de natureza maligna, se desenvolve na região do cólon (ou reto) e segue ocupa o 3º lugar nas causas de óbito

O câncer colorretal é um tumor maligno que se instala no cólon ou no reto (ou seja, no intestino grosso), sendo atualmente a terceira causa de morte por câncer no Brasil de acordo com segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os mais afetados são pessoas a partir de 50 anos que estejam acima do peso, junto de alimentação pobre em fibras, frutas e vegetais.

Também de acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, os sintomas podem ser variados em função do avanço da doença e seu local, mas comumente apresenta alterações intestinais, consistência das fezes ou presença de sangue nas mesmas, incluso desconfortos abdominais. As dores podem ocorrer no abdômen, reto ou pélvis, diarréia ou intestino preso, náuseas e gases em excesso. Em função disso, cansaço, falta de apetite, anemia, perda de peso e até obtenção de nódulos abdominais.


Câncer Colorretal pode ser tratado de forma imediata. (Foto:Reprodução:Focando a Notícia)


A doença se desenvolve a partir de pequenas lesões na região intestinal se diagnosticada cedo pode ser tratada imediatamente. Exames como exame de sangue oculto nas fezes ou o toque retal são ofertados na rede básica de saúde. Para maior precisão a recomendação dos profissionais é a colonoscopia, feita mediante sedativos para avaliação da região, permitindo a remoção quando confirmado o diagnóstico. Pessoas a partir de 45 anos devem fazer o exame regularmente.

A prevenção ainda é o caminho mais prático para combater o problema, médicos indicam prática de atividade física, parar de fumar, redução do consumo de carne vermelha, comidas industrializadas e bebidas alcóolicas em excesso e a inserção de  alimentação rica e variada, principalmente em frutas, fibras e legumes.

 

 

Imagem Destaque: Reprodução/Imagem de Anastasia Gepp por Pixabay 

Deixe um comentário

Deixe um comentário