Pesquisadores do Centro Médico para Veteranos de Washington e da Universidade George Washington acompanharam 649.605 idosos, com média de 61 anos, durante quase uma década. Os idosos que participaram da pesquisa foram divididos em cinco grupos de acordo na aptidão cardiorrespiratória, indo do menor ao maior nível de condicionamento físico.
Os participantes foram divididos após testes na esteira ergométrica para medir o nível de oxigênio captado pelos músculos durantes os exercícios. De acordo com os estudos foi possível perceber que o risco era 33% menor de desenvolver o Alzheimer para aqueles idosos que estavam com uma boa forma física.
Idosos que estavam com boa forma física tiveram os riscos de Alzheimer reduzidos em até 33% (Foto:Reprodução/UOL)
Segundo os pesquisadores, de acordo com o a melhora do condicionamento físico, as chances de a pessoa desenvolver a doença diminuem. Em comparação com aquelas pessoas menos saudáveis, os que eram ligeiramente melhores fisicamente tiveram um risco de 13% a menos de terem Alzheimer.
O terceiro grupo teve 20% menos chance de desenvolverem a doença, enquanto o quarto grupo teve 26% de chances a menos, o quinto e melhor grupo preparado fisicamente teve um risco 33% menor de desenvolver a demência.
Os pesquisadores apontam que aumentar a atividade física é uma maneira de possivelmente reduzir o risco de desenvolver a doença. A Associação de Alzheimer considera o exercício físico como uma das melhores formas que as pessoas podem fazer para tentar diminuir o risco de desenvolver esse tipo de demência.
Além da atividade física, existem outros tipos de hábitos que podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver o Alzheimer, desenvolver o hábito de estudo e leitura e até a conviver com outros tipos de pessoas são atividades que estimulam os neurônios.
Uma boa noite de sono é um fundamental para ficar com a cabeça boa, durante o sono é quando gravamos tudo que aprendemos durante o dia. Outra forma de tentar reduzir o risco de Alzheimer é ter uma alimentação balanceada, comer de forma equilibrada é bom para afastar males cardiovasculares e o Alzheimer.
Foto destaque: Exercícios físicos podem ajudar a reduzir risco de Alzheimer Reprodução/GettyImages