Saiba cinco aspectos essenciais da longevidade

Heloisa Santos Por Heloisa Santos
3 min de leitura

Na prática, sabemos que envelhecer não é uma experiência igual para todos. A longevidade tem como referência processos biológicos que são universais, além de questões que, nas sociedades atuais, passaram a ser pensadas como problemas sociais. Ela é marcada por características bem diversas.

Para muitos da geração de cabelos brancos, da qual faço parte, o envelhecimento passou a ser um período de realizações individuais e sociais. À medida em que envelhecemos, desconhecemos nossos limites e potencialidades, e acabamos criando o mito de que velho é sempre o outro, passando a ser algo que não se realiza para a maioria das pessoas. Desse modo, sem assumirmos nossa senectude, não podemos pensá-la. Nem sequer representá-la em sua totalidade”, esclarece a especialista Neide Magalhães.

A seguir, a psicóloga Neide Magalhães pontua cinco aspectos essenciais da longevidade.

Positividade

É preciso encarar a vida com bom humor e trazer sempre alguma coisa que seja positiva.

Propósito

Traçar metas, se envolver em projetos, ter algum propósito para seguir, isso nos mantém ativos. 

Atenção à saúde mental

Você cuida da sua mente? Uma simples conversa pode ajudar a dar sentido para a sua vida. Uma dica é continuar socializando com gente da sua idade e de outras gerações. Se preciso, procure grupos de apoio. “A conversa é o que dá sentido à existência”, pontua Neide Magalhães.

Movimento

Faça atividades que você goste, seja ativo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física moderada por semana para adultos. Portanto: mexa-se.

Hábitos saudáveis

Além de manter o corpo e a mente em movimento, não podemos esquecer de outros fatores essenciais para a nossa existência, como uma alimentação balanceada e ter o sono em dia.

Fonte:

Nadando contra a maré, a psicóloga Neide Magalhães, no auge dos seus 79 anos, resolveu colocar no papel todo o seu estudo sobre longevidade. Dedicou anos de pesquisas na área de psicologia do desenvolvimento humano e envelhecimento saudável, até chegar à conclusão de que é preciso viver a velhice.

Foto destaque: casal de idosos felizes no parque (Reprodução/Wirestok/Freepik)

Deixe um comentário

Deixe um comentário